Hoje é o Dia Nacional do Fotógrafo!

Hoje é o Dia Nacional do Fotógrafo!

Dia do Fotográfo

O dia de quem sabe registrar os melhores momentos.

Quando é o dia do Fotográfo?

Algo muito curioso que vamos te contar, o dia 8 de janeiro é a data que a primeira câmera fotográfica chegou no Brasil, no ano de 1840, através de Abade Louis Compte. O mesmo apresentou a fotografia para o Imperador D. Pedro II na região do Rio de Janeiro, que inclusive, acabou sendo conhecido como o primeiro fotógrafo do Brasil.

É por isso que o dia 08 de janeiro é tido como o Dia Nacional do Fotógrafo. Mas, ainda assim, existem algumas controvérsias sobre a data oficial, pois há quem acredite que na verdade é o dia 7 ou mesmo 16 de janeiro. E, não para por aí!

Há relatos de que, muito antes de 1940, o termo fotografia passou a ser utilizado de forma inédita pelo pesquisador Hércules Florence, em agosto de 1932, na cidade de Campinas, após a criação de um aparelho fotográfico.


Outros falam que a primeira câmera fotográfica era chamada de Daguerreótipo, criada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo no dia 19 de agosto de 1839 na Academia de Ciências da França, em Paris. Então, está explicado porque o Dia da Fotografia ganhou duas datas, pois no dia 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. Interessante, não é mesmo?

Diante de um fato histórico como esse, é claro que, vamos exaltar essa data e parabenizar todos os fotógrafos do Brasil, que, com tanta sensibilidade, ousadia, talento e agilidade, conseguem captar momentos únicos, que só podem ser vivenciados através de um belo álbum de fotografia.

O fotógrafo tem o dom de revelar a beleza do seu trabalho onde nossos olhos não alcançam, não é mesmo? Este profissional tem a habilidade de capturar imagens a partir da arte de combinar luz, ângulo, profundidade e enquadramento. Consegue fotografar imagens estáticas ou dinâmicas e pode atuar em diversas áreas ligadas a parte visual como filmes, fotojornalismo, publicidade, moda, eventos, instituições oficiais, entre outros.

Para celebrar essa data, que tal conhecer a linha de Foto Presentes da gráfica online FuturaIM? Temos produtos bem atrativos para personalizar com fotos incríveis, desde capinhas de celular, azulejos personalizados, canecas, agendas, ímãs de geladeira e muito mais!

“Fotografar é transformar um momento em eternidade; é guardar o especial e poder revivê-lo quando tiver vontade”.

Feliz Dia do Fotógrafo!  

 

Fonte: https://www.colegioweb.com.br/janeiro/dia-do-fotografo-8-de-janeiro.html

;