Quais os significados dos termos gráficos 1x0, 1x1, 4x0, 4x1 e 4x4 cores?

Quais os significados dos termos gráficos 1x0, 1x1, 4x0, 4x1 e 4x4 cores?

Conheça as nomenclaturas dos tipos de impressão

Cores de impressão

Em algum momento já pintou aquela dúvida em relação à engenharia do impresso personalizado que você desejou comprar? A gente te entende. Mas, calma, que tudo se resolve! A FuturaIM está aqui para te ajudar a montar o seu arquivo corretamente, seja você um designer iniciante, revendedor gráfico, publicitário ou de outro segmento.

Para dar início à nossa explicação, saiba que a nossa gráfica online FuturaIM disponibiliza materiais gráficos com personalização 1x0, 1x1, 4x0, 4x1 e 4x4. São mais de 20 mil itens com esses tipos de engenharia.

E, sabe por que resolvemos preparar esse conteúdo? Simplesmente para que ao adquirir um cartão de visita 4x4 cores, não aconteça de enviar a arte 4x0 e acabe barrado no Controle de Qualidade Digital por erro de engenharia. Pois, sabemos que tudo o que você mais deseja é agilidade na sua demanda de pedidos, e o seu cliente tem pressa, né?

Então, para resolver isso, vamos explicar o significado de cada termo de cores para impressão. Vamos lá?!

Primeiramente, é importante entender que, quando você encontrar algum produto com a descrição “0”, como o 1x0 ou 4x0, significa que o impresso fica em branco no verso, ou seja, não tem nenhuma impressão no verso do material. No caso do número “1”, se refere apenas a uma cor, sendo o preto ou cinza. E, o “4” se trata das 4 cores primárias para impressão no CMYK: Cian, Magenta, Yellow, Black, cuja tradução é: Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. Conseguiu entender? Então, continue a leitura que temos exemplos bem claros para você! 

 

Impressão 1x0 cor:

Como mencionamos antes, quando o material gráfico é 1x0, significa que a impressão é com apenas uma cor na frente, ou seja, em preto e/ou tonalidade cinza, e sem impressão no verso. Se você já quis comprar um Blocos e Talões ou Fichas, já deve ter visto esse tipo de engenharia na descrição do produto, né?  

 

Impressão 1x1 cores:

Sendo um impresso com personalização 1x1, quer dizer que possui apenas uma cor na frente e no verso, no tom preto ou cinza. Blocos, Livros, Cartelas para Brincos no papel kraft e outros tipos de materiais podem ser impressos nessas tonalidades.  

 

Impressão 4x0 cores:

O 4x0 você já deve ter visto várias vezes. Ao escolher um material gráfico com essa engenharia, quer dizer que você terá o impresso colorido na frente e sem impressão no verso. Tag, Adesivo, Banner e tantos outros, têm essa engenharia. 

 

Impressão 4x1 cores:

Esse se trata da impressão colorida na frente e somente preto ou escala de cinza no verso. É muito comum ver em Postal, Marcador de Página, Pasta e outros materiais disponíveis na gráfica online FuturaIM

 

Impressão 4x4 cores:

Provavelmente, você deve estar bem acostumado(a) a ver esse tipo de impressão. O “4x4” significa que o material será colorido frente e verso, como no exemplo abaixo. Essa engenharia é vista em Folhetos, Revistas, Cartões de Visita e muito mais!  

Pronto! Agora você nunca mais correrá o risco de ter seu arquivo barrado por erro de arte, por ter comprado um cartão colorido nos dois lados (4x4) e ter enviado um arquivo colorido frente e no verso em branco (4x0).  


Lembrando que, disponibilizamos o gabarito de cada material gráfico personalizado para você montar o seu projeto gráfico, tá? É só acessar aqui para aprender a fazer o fechamento de arquivo correto!   


E aí, ficou clara a nossa explicação? Esperamos que tenha ajudado. Aproveite esse tempinho para ler também sobre como fazer um gabarito para impressão e compartilhe nas redes sociais!

;