Você sabe o que é UX e UI?

Você sabe o que é UX e UI?

Conheça a importância desses conceitos no mundo do Design!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar nos termos UX e UI, mas você sabe o que significa?  


A FuturaIM preparou esse conteúdo super explicativo pra você entender as duas áreas e como elas se complementam!


Antes de explicar a diferença entre UX e UI, temos que destacar que as duas trabalham de maneiras diferentes, porém com o mesmo propósito: Oferecer a melhor experiência para o usuário!


Entenda a diferença entre UX e UI


O primeiro passo é entender a sigla e descobrir de que forma ela impacta na Design de Identidade Corporativa e na jornada do usuário ou cliente.


O que é UX Design?


User Experience ou Experiência do Usuário é um conceito muito popular nas empresas, quem trabalha com essa estratégia se preocupa com a experiência do cliente ao navegar pelo site ou app. Nesse caso, o UX Design é focado no comportamento do usuário na plataforma, traçando a trajetória simplificada do cliente para o objetivo final, que na grande maioria das vezes é a realização de uma compra.


Para melhor explicação do que se trata a experiência do usuário temos o seguinte exemplo: 


Ao acessar um aplicativo de delivery de comida você deve se fazer as seguintes perguntas:


  • O aplicativo tem uma boa exibição dos seus botões e elementos?

  • Você consegue ler e enxergar imagens com facilidade?

  • O design do app é atrativo e intuitivo?

  • A navegação é rápida e o processo de compra é descomplicado?



Se a maioria das respostas foi sim, felizmente há uma equipe de UX Design por trás desse aplicativo! O profissional dessa área se atenta a essas e outras perguntas e opiniões daqueles que utilizam a interface, na finalidade de sempre aprimorar a experiência no aplicativo.


O que é UI Design?


Já a sigla UI, que significa User Interface ou Interface do Usuário, se trata de uma área voltada a criar interfaces visualmente amigáveis que permitem a melhor orientação do usuário dentro do site ou app. E através da otimização dos elementos da interface é possível gerar até mesmo um aumento significativo de vendas.


Para entender melhor, que tal um exemplo de como funciona o UI Design?


Se você ao acessar uma loja online por exemplo, não consegue finalizar a compra por que simplesmente não encontrou as informações que precisa para te direcionar até o carrinho, certamente a empresa em questão está perdendo um volume grande de vendas.


Por isso o profissional de UI Design cuida exatamente dos elementos visuais da interface, sendo alguns deles: 


Botões


Os botões são elementos IMprescindíveis para qualquer interface. Afinal, é através deles que o usuário irá interagir na plataforma da empresa. Os mais comuns são:


  • Botões checkbox: Onde será possível o consumidor selecionar mais de uma opção na pergunta;


  • Botões de ação: Ou como são chamados CTAs (Call to Action), são botões que irão direcionar o comprador a realizar uma ação, seja ela: entrar em contato, realizar uma compra, fazer um download e entre outros;


  • Botões On e Off: Como o próprio nome já diz, ele é permite habilitar ou desabilitar uma função na interface.


Tipografia

A tipografia e o copywriting são elementos que irão ajudar na comunicação para a plataforma, nesse caso, a tipografia é a fonte escolhida para apresentar o conteúdo textual, e além disso é escolhida de acordo com a identidade visual da marca.




Mas o que é Copywriting?

Já o Copywriting se refere a estratégia textual que a marca utiliza para convencer o leitor a realizar uma ação, geralmente realizada por profissionais da área de marketing e redação. Ambos elementos sempre estão em conjunto para passar a mensagem que condiz com o perfil da empresa.



Ícones

Os ícones são responsáveis por comunicar e apresentar informações aos usuários, seja sinalizando uma informação importante ou como por exemplo, um ícone para indicar um número de telefone.


Cores

As cores são fundamentais e precisam ser escolhidas de forma estratégica! Vários estudos mostram como as cores podem influenciar em nossos sentimentos, e esses sentimentos estarão associados ao seu produto. Por isso, para ter uma plataforma diferenciada, é necessário prender a atenção do usuário com cores harmoniosas capazes de captar e converter mais vendas e clientes. 


Curiosidades

Você sabia que a cor azul é a que mais se destaca quando se trata de uma cor favorita? E existem diversos motivos para isso, um deles é que as pessoas acabam associando a cor azul ao céu com poucas nuvens e um dia lindo e ensolarado, o que remete a calma e tranquilidade, né?


Cor azul e acessibilidade

Além disso, muitos designers defendem a cor azul em seus projetos, principalmente quando se trata de UI Design, pois é uma das poucas cores que uma pessoa portadora de daltonismo pode enxergar. Veja o exemplo:



Vantagens em adotar UX e UI Design para a empresa

A junção de UX e UI Design podem trazer diversos benefícios para empresas que desejam melhorar seus resultados e acima de tudo, aumentar o número de clientes e a fidelização dos consumidores.



Listamos alguns benefícios ao adotar a estratégia:


  • Gera valor para os cliente e ajuda a entender como eles se comportam 

  • Maiores chances de fidelizar consumidores

  • Destaque da concorrência 

  • Fortalecimento da marca no mercado 


Além disso, para notar as vantagens da técnica, basta nos colocarmos no lugar do consumidor. Quando temos uma ótima experiência com uma empresa, costumamos falar a respeito para amigos e familiares, não é mesmo? 


E aí, gostou desse conteúdo? Então compartilhe esse link com aquele amigo que ainda tem dúvida da diferença entre UX e UI Design.


Acompanhe a gente nas redes sociais e não deixe de conferir mais conteúdos em nosso blog!

;