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10 Dicas para o microempreendedor vender e lucrar na Black Friday

10 Dicas para o microempreendedor vender e lucrar na Black Friday

Está pronto para o maior evento de descontos?

A Black Friday está prevista acontecer no dia 25/11, última sexta-feira do mês de novembro. E, as grandes empresas já estão a todo o vapor nos preparativos para o maior evento de descontos do país. Mas, e você, que é microempreendedor, será que já tem todas as estratégias para lucrar neste ano?

É sobre isso mesmo que a gráfica online FuturaIM vai abordar neste conteúdo. Continue ligado que vamos falar sobre 10 dicas para os MEI’s aumentarem as vendas e os lucros com a Black Friday desse ano. Vamos ver?

1.    Conheça o seu público-alvo

É fundamental que você conheça as reais necessidades dos seus clientes, para que seja assertivo nas ofertas dos produtos ou serviços. Procure entender o comportamento do consumidor, o que ele pretende comprar e como comprar, para acertar em cheio nas suas ofertas e nas suas estratégias de divulgação.

2.    Deixe o seu estoque pronto

Nada mais desagradável que vender algo que não tem em estoque, né? Então, certifique-se que tenha produtos o suficiente para atender a demanda de uma temporada de Black Friday. O ideal é que seja além do suficiente, pois se sobrar produto em estoque não faz mal! Basta criar uma campanha para Queima de Estoque.

Mas, cuidado! Nada de exagerar no investimento. Quando damos a dica de investir, queremos dizer que não é bom ter um estoque muito limitado, já que a tendência é o aumento das vendas. Ou seja, se investir um número muito exato para estocar, qualquer aumento repentino da procura pelo seu produto, correrá o risco de não conseguir realizar a entrega.   

3.    Prepare os canais de atendimento

Todos já sabem que o fluxo de atendimento aumenta na Black Friday. Então, você que é microempresário, precisa se organizar para atender pedidos, esclarecer dúvidas seja através do seu e-commerce, por telefone, presencialmente ou pelas redes sociais. O que não pode é deixar o seu cliente sem informação. Lembre-se: a qualidade do seu atendimento e agilidade nas respostas, também serão fatores decisivos para que os clientes decidam comprar com você.

4.    Divulgue suas promoções

É hora de fazer seu pedido aqui na FuturaIM e imprimir seus materiais para PDV, como: Faixa, Móbile e Wobbler, sem esquecer dos materiais gráficos para divulgar suas promoções, como os panfletos personalizados, pois ainda que haja uma grande expectativa com as vendas online, se você tem uma loja física, prepare-se para receber seus clientes em um ambiente totalmente personalizado com o tema da maior campanha promocional do ano, afinal, só assim seus clientes poderão saber que o seu estabelecimento tem ofertas especiais da Black Friday 2022!

 5.    Use o meio virtual ao seu favor

Você sabia que, durante a pandemia, as vendas por e-commerce bateram o recorde chegando a 40,7%? É isso mesmo! Segundo a Paypal em parceria com a BigDataCorp no ano passado houve mais de 1,3 milhão de lojas online. Se você não quiser usar o marketplace ou sistema dropshipping, que tal usar o Instagram e o WhatsApp para fazer o seu marketing digital?

6.    Capriche na embalagem do seu produto

Não adianta vender bastante e não ter embalagem. E, não adianta ofertar um bom produto e entregar em uma embalagem de qualidade duvidosa, não é mesmo? Então, invista em Unboxing! Uma ótima dica é usar sacolas personalizadas de papel! E se o cliente comprar para presentes de Natal, tenha à disposição embalagem para presente com uma linda personalização com tema de Natal e até mesmo, com a identidade visual da sua loja.

7.    Dê opções de formas de pagamento

Tendo em vista que os brasileiros ainda estão se reerguendo dos impactos financeiros causados pela pandemia, é claro que muitos não terão dinheiro para pagamento à vista para efetuar suas compras. Mas, o que fazer diante disso? A resposta é simples: basta oferecer facilidades para pagamento, como desconto para pagamento à vista, opção de parcelamento no cartão de crédito, boleto, Pix QR Code, débito, transferência bancária, dentre outras alternativas. Assim, você não perde venda e o cliente também satisfará o desejo de consumo.      

8.    Estenda a promoção além do dia 25/11

Você não vai fazer um investimento todo só por causa de um dia, né? Use uma estratégia assertiva para lucrar! Invista em materiais gráficos personalizados para anunciar o “Esquenta Black Friday” para aumentar a sua receita semanas antes do dia 25/11. E, quando passar a data, você pode fazer campanhas promocionais Pós-Black Friday, campanhas de Natal e até de queimas de estoque.   

9.    Crie cupons com maior prazo de validade

Assim, como a dica é estender as campanhas da Black Friday 2022, a ideia também é válida para os cupons de desconto. Oferecer vouchers com prorrogação da validade é uma estratégia de marketing que costuma dar certo. E, estabelecer um prazo para o uso do cupom gera aquele senso de urgência aos clientes, que instantaneamente você irá persuadi-los à compra.   

10.  Faça o melhor pós-venda

Melhor que atrair um cliente é fidelizá-lo à sua marca, pois quando há uma fidelização, logo ele fará um marketing espontâneo da sua loja com a famosa propaganda “boca a boca”, indicando para amigos e familiares, pois, você sabia que 71% dos brasileiros recomendam a marca para outras pessoas quando estão satisfeitos? E, como garantir essa satisfação? É claro que além da qualidade do produto, agilidade na entrega, ótimo atendimento e um foco no pós-venda trazem resultados surpreendentes! Lembre-se que são os detalhes que fazem toda a diferença

Gostou das dicas? Então, clique aqui e comece a investir em materiais para ponto de venda e deixe tudo pronto para a maior campanha de descontos do Brasil!  

Pamela Saraiva autor (a)

Pamela Saraiva

Autor (a)