10 Tipos de papéis para impressão de materiais gráficos
Veja as características de cada substrato antes de imprimir o seu!
Papeis para impressão
Quando você acessa uma gráfica online para imprimir materiais gráficos, logo você identifica diversos tipos de papéis para cada modelo de produto. Para comprar cartões de visita, por exemplo, há indicações de muitos substratos. Por isso, a gráfica FuturaIM trouxe uma lista de tipos de papéis para cada material gráfico e suas características. Vamos conferir?
1. Papel Couché
Este substrato é um dos mais utilizados nas gráficas digitais e convencionais. Só para você ter uma ideia, na gráfica online FuturaIM tem mais de 9 mil impressos em papel couché que vão desde os famosos cartões de visita, folders e panfletos, até adesivos, tags, revistas e muito mais! É incrível a versatilidade desse papel, pois dentre as diversas alternativas para impressão, você pode escolher o papel couché brilho ou couché fosco.
2. Papel Duplex
Esse tipo de papel é mais espesso e resistente, já que possui duas camadas. Ele costuma ser usado em materiais que necessitam de mais firmeza durante o uso, como é o caso das sacolas e até mesmo Calendários.
3. Papel Triplex
Feito com duas camadas de celulose branca e miolo de celulose pré-branqueada, na FuturaIM você encontra embalagens para delivery no papel triplex, além de suporte para celular e tablet, tags no papel cartão triplex e outros.
4. Papel Sulfite
É também conhecido como papel offset, papel ofício e apergaminhado. O nome sulfite se deve ao fato do papel receber sulfito de sódio em sua fabricação. Os impressos mais comuns são: timbrados, blocos e talões, folhetos, miolos de livros e de cadernetas e outras opções que são encontradas em nosso site. Ah, inclusive, existe outra variação do sulfite: o pólen soft. Este reflete menos à luz e já que sua tonalidade é diferenciada, é bem confortável fazer a leitura de um livro ou ler anotações de uma agenda ou caderneta com miolo em pólen soft 80 gramas.
5. Papel Kraft
A fama que ele tem é de ser um verdadeiro eco-friendly, justamente por não passar pelo processo de branqueamento e manter sua cor real de madeira. Além disso, é bem robusto e moderno. Facilmente você nota a presença do kraft em embalagens alimentícias, sacolas, inclusive na nova categoria de embalagens para bijuterias.
6. Papel Reciclato
Este é feito com madeira de reflorestamento com selo FSC da Forest Stewardship Council, o Conselho de Manejo Florestal. Frequentemente é visto em cartões de visita, calendários, convites individuais, pastas, marcadores de páginas e etc.
7. Papel Jornal
Este substrato é menos resistente quando comparado a outros tipos de substratos. A polpa da celulose contém impurezas que não são retiradas durante o processo. É mais comum utilizar na impressão de jornais propriamente dito e tapetes de papel para lava-rápido.
8. Papel Filigranado
É também conhecido como papel moeda que possui um conjunto de rosáceas invisíveis contra a luz natural as quais impossibilitam falsificações. Ele contém micro letras que só podem ser visualizadas com lupa, perdendo sua resolução quando escaneadas ou copiadas. Sendo assim, é comum encontrar esse tipo de papel em ingressos de segurança.
9. Papel Glassine
É um papel barreira de seda ou papel manteiga translúcido, liso e semi-impermeável, muito utilizado em segmentos alimentícios para embrulhar lanches, doces e frios e impedir a passagem de gordura, molhos e recheios.
10. Papel Premium
No universo gráfico você também encontra uma linha de papéis premium que pode ser no substrato aurum (cor dourada), platinum (cor prateada) e perolizado, que são vistos em cartões de visita, convites, pastas e certificados. Além disso, a FuturaIM tem uma categoria para revelação de fotos, com papel fotográfico premium 210g para imprimir fotografias com enobrecimento fosco ou brilhante.
Agora que você conheceu os principais tipos de papéis que são utilizados para imprimir materiais de propaganda, PDV e para tantas outras finalidades, acesse o site da FuturaIM e escolha seus produtos favoritos feitos com os papéis que mais se adequam ao seu estilo e ao seu negócio!
Ana Costa
Autor (a)