Conheça a diferença entre papel reciclado e reciclato!

Conheça a diferença entre papel reciclado e reciclato!

Você sabe quais são as características que diferenciam esses dois papéis?

Papel Reciclado

Este papel é produzido com descartes de papelão, rolos de papel toalha, papel higiênico, jornal, sacos de papel, revistas e outros tipos de papéis que são coletados na reciclagem. É 100% reciclado e, por isso, tem uma textura mais áspera. Inclusive, os materiais feitos com o reciclado são mais para uso pessoal do que comercial.

Papel Reciclato


Agora, o reciclato é um papel que pertence a uma marca brasileira de papel celulose. O papel reciclato é feito com madeira de reflorestamento, tem o selo FSC da Forest Stewardship Council, o Conselho de Manejo Florestal. Ou seja, é um papel que tem uma certificação, que garante ser rastreável, sustentável e produzido da maneira correta.

Além disso, o papel reciclato tem 75% de material reaproveitado dentro da própria fábrica e 25% de coleta urbana, considerado o primeiro papel offset 100% reciclado feito em grande escala de produção no Brasil. E, são inúmeras opções de produtos que podem ser feitos com o papel reciclato, veja a lista da nossa gráfica online: 

 

Aviso de Porta

 

Caderno

 

Cardápio

 

Cartão de Visita

 

Folheto

 

Folhinha de Parede

 

Jogo Americano

 

Marcador de Página

 

Postal

 

Você percebeu que o papel reciclato tem uma cor parda, não é mesmo? E é isso mesmo! O papel não é branco, pois para isso precisaria de produtos químicos para a transformação da cor e assim, perderia sua qualidade de ser ecologicamente correto.

Processo de Coleta e Reciclagem

Como você já sabe quais são as diferenças e as semelhanças entre os papéis reciclado e reciclato, veja agora como funciona todo o processo de coleta e reciclagem.

  • Coleta

A coleta seletiva é necessária para minimizar a contaminação do papel, e é um processo indispensável para fazer a reciclagem. 

  • Triagem

Feito isso, o papel recolhido passa por uma triagem e é classificado de acordo com sua contaminação e qualidade. Quanto mais puro ele estiver, melhor sua classificação.

  • Reciclagem

O papel é misturado com água, para enfraquecer a ligação entre as fibras;

É feita uma lavagem, parecida com uma peneiração, para eliminar os contaminantes;

Os contaminantes são dissolvidos com altas temperaturas;

E, as partículas de tinta são removidas.

Viu só quanta coisa interessante que deu para aprender com a gráfica online FuturaIM sobre os papéis reciclados e papéis reciclatos?

Aproveite nossos produtos em papel reciclato para usar no escritório, no comércio, no consultório e na sua empresa!

Deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos e até a próxima!

  1. Fontes:
  2. https://gmvrecycle.com.br/6-dicas-do-que-pode-ser-feito-com-papel-reciclado/
  3. https://www.graficabartolo.com.br/papel-reciclato-e-o-papel-reciclado/
  4. https://blog.creativecopias.com.br/papel-reciclado-e-papel-reciclato/
;