FuturaIM Explica: Saiba como fazer um fechamento de arquivo corretamente

FuturaIM Explica: Saiba como fazer um fechamento de arquivo corretamente

Um guia completo para você fechar seu arquivo da maneira certa! 

Quando você está preparando um arquivo para impressão gráfica, seguir corretamente os passos para o fechamento do arquivo é crucial para garantir que o resultado final seja de alta qualidade. Pensando nisso, a FuturaIM decidiu fazer um guia para você fazer o fechamento de arquivo nos programas CorelDRAW, Photoshop, Illustrator e Canva corretamente, destacando a importância de usar o formato PDF-X1A.

O que significa fechar um arquivo?

Antes de qualquer coisa, você sabe a diferença entre arquivo aberto e arquivo fechado, que é bem interessante para você saber.

Quando nos referimos a arquivo aberto significa que os itens são soltos e editáveis. Como muitas vezes as fontes diferem de um computador para outro, logo a fonte do arquivo acaba sendo alterada.

Já quando se trata de arquivo fechado, está se referindo a versão final de uma criação que não passa por modificações, e que, portanto, é salvo em formato que garante essa versão final intacta para a impressão, como é o caso do PDF, JPG e PNG.

Formato PDF-X1A

O PDF-X1A é um padrão de formato de arquivo criado especificamente para impressão gráfica, ele preserva as fontes, layout, bitmaps e gráficos e pode ser acessado por outras plataformas e aplicativos, garantindo que todos os elementos necessários estejam incorporados no arquivo. Ele minimiza problemas de compatibilidade e garante que as cores e a qualidade sejam mantidas conforme o esperado.

Resolução em 300DPIs

Para quem não sabe, o DPI é uma sigla que significa Dots Per Inch, e sua tradução em português é Pontos por Polegada, conceito também conhecido pela sigla PPP. Representa o número de pontos que podem ser encontrados em uma polegada de uma determinada imagem. É comum pessoas se referirem ao DPI como resolução da imagem. Dê uma olhada no exemplo dessa imagem abaixo.



Agora, veja a diferença de uma imagem de alta resolução, ou seja, alto nível de DPI e uma de baixa resolução com poucos DPIs esticada para inserir em um layout de impressão. Esse exemplo é com uma imagem de 72dpis e o próximo é outro exemplo comparando os 300 dpis com 50 dpis, mas imagine que seria assim que ficaria ao inserir uma imagem numa folha A4. A primeira seria uma imagem em alta com 300dpis, ficaria visível na sua impressão, já a segunda seria uma imagem retirada da internet, que foi esticada para atingir um tamanho de visibilidade na folha A4.



  Dica IMbatível

Como converter textos e elementos em curvas

Um passo importante antes de finalizar seu arquivo e fazer seu fechamento, e que nós não poderiamos deixar de falar, é como transformar seus textos e elementos em curvas (ou outlines)!

Converter texto e elementos em curvas (ou outlines) é uma prática comum na preparação de arquivos para impressão gráfica, pois isso garante que as fontes e os elementos gráficos sejam reproduzidos corretamente, independentemente do software ou das fontes disponíveis na gráfica.

No CorelDraw, o passo a passo para fazer essa conversão é usar a ferramenta de seleção (seta) para selecionar o texto ou elemento que deseja converter. Logo após clique em Converter em Curvas, e ir para Objeto> e Converter em Curvas ou pressione Ctrl+Q.

No Illustrator, use a ferramenta de seleção (seta) para selecionar o texto ou elemento que deseja converter. Depois basta ir para Texto e logo após Criar Contornos ou pressione Shift+Ctrl+O (Windows) ou Shift+Cmd+O (Mac).

O Photoshop não tem uma função direta para converter texto em curvas, pois é um software de edição de imagem raster. No entanto, você pode rasterizar o texto para evitar problemas de fonte! O processo é simples, selecione a camada do texto, clique na aba Camada depois Rasterizae e por último Texto

No Canva, converter texto em curvas (ou contornos) diretamente não é uma funcionalidade disponível, pois o Canva é uma ferramenta baseada na web.

Gabarito Para Impressão

Antes de continuar falando sobre o PDF-X1a vamos falar de outra coisa importante: gabaritos! Você já conhece os gabaritos da FuturaIM? Na hora de desenvolver o arquivo, eles ajudam a manter as dimensões corretas, pois foram desenvolvidos para minimizar o risco de erros na finalização de qualquer arquivo, e para tornar a jornada criativa mais facilitada, é só baixar e seguir as dicas! Eles ficam disponíveis abaixo da imagem do produto no site.

Eles são super fáceis de usar e para saber um pouco mais sobre eles, preparamos uma matéria super especial, é só clicar aqui e você vai saber como usar um gabarito.

E não é só isso, no nosso canal do YouTube temos um vídeo completo te ensinando tudo sobre nosso gabarito, é só clicar abaixo e dar play.

   

Como fazer o fechamento de arquivo para impressão gráfica nos programas CorelDRAW, Photoshop, Illustrator e Canva

Fechamento de arquivo é um tema constante, entre as perguntas frequentes que nós mais recebemos, e para tirar as dúvidas de uma vez por todas, viemos responder de forma definitiva a melhor maneira de enviar sua arte!

No caso dos programas CorelDRAW, Photoshop e Illustrator, na hora de enviar para a impressão, você pode salvar pelo formato do próprio programa, que neste caso seriam respectivamente PSD e Al, dependendo do impresso poderiam ser usados até mesmo zip e jpeg, mas vale lembrar que esses dois últimos não é o ideal quando se busca garantia de qualidade de impressão!

O formato perfeito e que se aplica a todos os programas, inclusive o site de criação online Canva, é o PDF-X1A, e por ser um formato indicado para impressão gráfica, vamos explicar direitinho como salvar seu arquivo nesse formato!

Aprenda a salvar um arquivo em PDF-X1A

Blog

Como salvar um arquivo em PDF-X1A no CorelDRAW

1 - Configurar o Documento:

Abra o CorelDRAW e configure o documento com as dimensões desejadas.

Vá para Arquivo > Configurar Documento e defina as margens e sangria, ou apenas faça upload do gabarito da FuturaIM, que já possui as marcações corretas!

2 - Conversão para CMYK:

Selecione todos os elementos da sua arte.

Vá para Efeitos > Ajuste de Cores > Converter para CMYK.

3 - Exportar como PDF-X1A:

Vá para Arquivo > Publicar em PDF.

Escolha o perfil PDF/X-1a na aba de configurações.

Verifique se a opção de "Incorporar Perfis de Cor" está marcada.

E se ficou alguma dúvida, temos um tutorial perfeito para te explicar detalhadamente o passo a passo!

Blog

Como salvar um arquivo em PDF-X1A no Photoshop

1 - Configurar o Documento:

Abra o Photoshop e crie um novo documento com as dimensões corretas, ou baixe nosso gabarito que está nas configurações adequadas para uso.

Certifique-se de que a resolução está em 300 DPI e o modo de cores em CMYK.

2 - Conversão para CMYK:

Vá para Imagem > Modo > CMYK para converter todas as camadas.

3 - Exportar como PDF-X1A:

Vá para Arquivo > 

Salvar Como e escolha o formato PDF.

Nas configurações de PDF, selecione PDF/X-1a como o padrão.

Blog

Como salvar um arquivo em PDF-X1A no Illustrator

1 - Configurar o Documento:

Abra o Illustrator e configure seu documento com as dimensões desejadas.

Vá para Arquivo > Configurar Documento ou faça a melhor escolha e use o gabarito disponível no site.

2 - Conversão para CMYK:

Selecione todos os elementos da sua arte.

Vá para Editar > Editar Cores > Converter em CMYK.

3 - Exportar como PDF-X1A:

Vá para Arquivo > Salvar Como e escolha PDF.

Nas configurações de PDF, selecione o padrão PDF/X-1a.

E para tirar qualquer dúvida, temos um tutorial completo especialmente para você, é só dar play!

Como salvar um arquivo em PDF-X1A no Canva

1 - Configurar o Documento:

No Canva, selecione o tamanho do seu design ou use o gabarito da FuturaIM.

2 - Conversão para CMYK:

Infelizmente, o Canva não permite a conversão direta para CMYK de maneira gratuita. Uma alternativa gratuita é fazer a conversão no Photoshop ou Illustrator após exportar do Canva. >

3 - Exportar como PDF-X1A:

Vá para Download e escolha PDF para impressão. >

Exporte o arquivo e, se necessário, faça a conversão para PDF/X-1a usando Adobe Acrobat ou algum dos programas citados acima.

Seguir esses passos garante que seu arquivo esteja corretamente preparado para impressão gráfica, minimizando erros e garantindo alta qualidade. A conversão para CMYK e o uso do formato PDF-X1A são essenciais para a precisão de cores e a integridade do arquivo.

Está pronto para imprimir suas artes com qualidade profissional? A FuturaIM é a gráfica ideal para tornar suas ideias realidade. Esse é o momento de enviar seu arquivo! 

Transforme seus projetos em impressões impecáveis com a FuturaIM, é só clicar aqui e selecionar seu impresso favorito.


;