Semana do Designer

Semana do Designer

Dia do Designer Gráfico.

Dia do Designer Gráfico.

design gráfico, possui origens muito mais antigas do que pensamos. Há quem diga que, desde os desenhos pré-históricos, a influência para o seu surgimento foi alimentada e um dos fatores que mais influenciou na formação do design gráfico foi a criação da prensa móvel, de Johann Gutenberg.

Mas diferente do que muitos imaginam, essa área do conhecimento passou a ser reconhecida como profissão e ganhar avanços consideráveis apenas no início do século XX. Desde então, sua participação no dia a dia das pessoas é marcante, se fazendo presente no virtual e no impresso, dos panfletos aos filmes.

As mãos dos designers gráficos são responsáveis pelo desenvolvimento de identidades visuais e agregação de valor aos serviços e produtos oferecidos. Se você se identifica com esses criadores (ou já é um deles) e tem o desejo de ter seu próprio negócio, leia a seguir um Checklist de como se organizar para ser um designer gráfico autônomo.

  • Tenha certeza sobre seu desejo de produzir, assim será mais fácil desenvolver os projetos de forma rápida e satisfatória (para você e para o seu cliente);
  • Saiba qual o nicho você quer se especializar. Atender um nicho específico pode colaborar para que você otimize seu tempo de trabalho e atenda da melhor forma as demandas que chegarem a você;
  • Alimente sua cartela de clientes e mantenha contato periódico para se manterem ativos;
  • Seja econômico. Organize sua situação financeira, para garantir uma segurança na hora de investir no seu negócio;
  • Tenha cartões de visita sempre em mãos, eles são fáceis para transportar, colaboram na divulgação dos seus serviços e são a porta de entrada para a chegada dos novos clientes;
  • Esteja sempre atualizado com ferramentas que podem facilitar e otimizar seu trabalho;
  • Tenha disciplina e organização, para que a sua rotina seja fluida e produtiva;
  • Estude o mercado para determinar os preços dos seus serviços, de forma que não sejam abusivos, nem desvalorize seu trabalho;
  • Construa um portfólio e o mantenha atualizado;
  • Disponibilize seu portfólio em uma versão online e faça divulgação do mesmo, para que os clientes conheçam o seu trabalho;
  • Tenha uma gráfica como parceira e ganhe tempo no trabalho. Você garante a qualidade dos produtos e os prazos para seus clientes.

FuturaIM, gráfica online, atende o Brasil inteiro, oferecendo uma cartela recheada de materiais, que te dão oportunidades de explorar a sua criatividade e testar diferentes produtos. Consulte o site e confira!

Espero que tenha gostado! Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários e até a próxima!

;