Quais os macetes para fazer um cardápio personalizado excelente?
Imagine que você faz a melhor comida nordestina da região e quer que os clientes conheçam a sua comida, o cardápio é o seu cartão de visita. Com uma boa organização e um layout carismático, você ganha o cliente assim que ele senta na mesa.
As cores do cardápio personalizado, a fonte e outros elementos visuais, vão mostrar para o consumidor quem você é. Criar uma identificação com o consumidor gera grande aumento nas vendas.
Nesse artigo te ajudamos a satisfazer o cliente até o momento em que a feijoada chega na mesa, aqui mostramos as principais táticas e macetes para você informar tudo o que o cliente precisa saber, inclusive deixá-lo com mais fome.
O design do cardápio somado com a sua técnica na cozinha vai fazer com que o cliente sempre volte!
Como montar um cardápio simples?
Primeiro você precisa saber exatamente o que comunicar para o seu cliente. Mensagens diretas, títulos expressivos e uma breve introdução do prato são ótimas ferramentas para quem está morrendo de fome fazer uma escolha rápida, sanando as principais dúvidas.
Em seguida você deve definir as cores e os elementos que vão compor o cardápio personalizado, se for um restaurante italiano, pode ser uma boa ideia colocar elementos como vermelho e verde para criar uma identificação com o país.
Ícones de massas ou cartões postais do país, podem servir muito bem para dar uma sensação de credibilidade quando o assunto é comida italiana.
Você pode criar o seu design em softwares da Adobe, como o Illustrator e Photoshop, ou em outros como o Corel Draw. Caso não tenha experiência em design, tudo certo, o Canva consegue te auxiliar muito bem.
No nosso blog temos um texto que ajuda você a preparar a sua arte pelo Canva.
O que deve ter em um cardápio personalizado?
Em um layout de cardápio, os produtos precisam estar muito bem definidos e visíveis, se pretende fazer um com o fundo escuro, é indispensável que as fontes e elementos sejam claros. e vice e versa.
O cardápio precisa ter todos os produtos que você oferece no restaurante, alimentos e bebidas que estimulam o consumo. Uma ótima estratégia é colocar elementos que estimulam a fome, principalmente imagens de comida.
Outra dica é colocar opções com refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa, todos harmonizando entre si. Pessoas quando querem experimentar um restaurante novo, costumam querer toda a experiência, desde a espera até a sobremesa.
O que deve vir primeiro?
A organização é fundamental na hora de fazer um cardápio, a maioria das pessoas lê no sentido ocidental, ou seja, da esquerda para a direita. Então as informações mais relevantes devem estar no canto superior esquerdo do cardápio.
O título e logotipo do seu restaurante precisam estar no topo, a sua marca vai ficar no subconsciente do cliente, para que ele associe o excelente prato com a sua marca. Quando lembrar do cheiro e do gosto da macarronada, vai lembrar também da sua empresa.
Coloque na ordem em que o cliente deve fazer os pedidos; aperitivos, prato principal e sobremesa. Imaginando que esses três itens sejam um tópico, dentro deles deve-se organizar as informações em ordem alfabética ou na ordem do que mais sai para o que menos vende.
Lembrando que, sempre de forma alinhada da esquerda para a direita. Os textos resumo ficam melhores para ler quando justificados (padrão de organização em caixa).
Quais os tipos de cardápio personalizado?
Saber a rotina do seu restaurante ou do seu cliente, é de suma importância para escolher entre Cardápio em Plástico ou Cardápio em Papel.
Cardápio em Plástico
Esse tipo de produto é muito recomendado para bares e lanchonetes, onde o consumo de bebidas é maior. Com plásticos, o menu não vai estragar e pode ser reutilizado diversas vezes. Esse modelo tem uma vida útil muito grande, vai rodar de mão em mão sem perder a qualidade.
Cardápio em Papel
Muito usado em restaurantes e bistrôs, esse tipo de menu tem uma qualidade de impressão impecável. As imagens quando feitas em alta qualidade, praticamente saltam aos olhos do consumidor. Cardápios feitos em couché têm cores vivas e ajudam na tomada de decisão do cliente.
Como mandar o seu arquivo para impressão?
Depois de conferir todas as nossas dicas, você precisa escolher entre nossas duas opções; Cardápio em Papel ou Cardápio em Plástico. Em cada página tem uma foto, abaixo dela você vai ver os gabaritos, clique em um deles que estarão disponíveis em AI (illustrator), Corel Draw e PDF.
Depois de baixar o gabarito, siga as instruções que vem junto do arquivo e coloque todas as técnicas aprendidas aqui, em prática. Capriche no design! Depois é só nos enviar o arquivo com a arte que imprimimos rapidinho para você!
Caso tenha alguma dúvida sobre o gabarito, aqui embaixo está um vídeo que explica o passo a passo.
Quando o cardápio foi criado?
Alguns registros mostram que a criação do cardápio surgiu na França, quando Luís XV promoveu um banquete para a aristocracia no século dezoito. Pela enorme quantidade de pratos, foi preciso relacionar um menu, indicando quais pratos viriam e em qual ordem.
Qual a diferença entre menu e cardápio?
Embora os dois possam parecer a mesma coisa, o menu representa uma relação do que vai ser servido, diferente do cardápio, que o cliente pode fazer uma escolha entre os produtos relacionados.
Qual o melhor modelo de cardápio?
Isso vai depender da comunicação visual que a sua empresa adotar, um modelo de cardápio para pizzaria não funciona bem para outro de hamburgueria. Seja Cardápio em Papel ou Cardápio em Plástico, cabe a você decidir a melhor estratégia de venda, os dez formatos que temos aqui na Fulturaim vão facilitar a sua escolha.
Estamos preparados para te auxiliar no que precisar com o seu impresso, queremos te ajudar a impulsionar as suas vendas e ter grande relevância no mercado. Vamos imprimir