O que são comandas?

A comanda é uma ferramenta de controle de consumo e atendimento utilizada em bares, restaurantes, festas e baladas. Em festas, ela guarda o nome e a lista de itens consumidos de um grande número de pessoas que podem se dispersar pelo ambiente. A ideia é a mesma em estabelecimentos gastronômicos, onde o garçom anota os pedidos na entrada e deixa com o cliente, que irá pagar na hora da saída. Continue a leitura abaixo para saber como utilizar as comandas no seu restaurante ou evento e como esse instrumento facilita o atendimento.

Como funciona a comanda individual?

Um dos modelos de comanda mais buscados é a comanda individual é o controle feito para cada pessoa que entra no estabelecimento. Ela é diferente da comanda por mesa, na qual o atendente anota o pedido de todos do grupo em um só papel. É comum que um grupo de pessoas entre no restaurante para consumir em conjunto, e, no final, divida o valor entre todos os presentes. Para facilitar esse processo, surge a comanda individual, com anotações dos pedidos de cada um, evitando confusões e agilizando o pagamento. Essa medida também tem a vantagem de fazer o seu estabelecimento ser conhecido pelo excelente atendimento e organização, proporcionando uma experiência agradável para o cliente, o que, sem dúvidas, aumenta os lucros no fim do mês.

Como usar comanda?

A comanda é usada como um bloco de anotações, com linhas marcadas e espaço para nome, tipo do produto, valor e numeração da peça. Ela é entregue quando o cliente chega no estabelecimento ou senta na mesa e imediatamente informa o que deseja consumir. O funcionário anota tudo e também pode deixar uma cópia com o cliente. No fim do atendimento, a comanda é entregue no caixa e o pagamento é realizado. Para não cometer erros, organize bem suas comandas. Pense na complexidade do preparo dos alimentos, das especialidades de cada cozinheiro e do número de pedidos. Tudo isso é importante para não sobrecarregar o restaurante e prejudicar o cliente e a reputação do local. Um bom caminho é dividir as comandas entre setores e numerar elas na sequência, para que os cozinheiros possam atender com mais tranquilidade. Optar por um sistema de controle com divisão entre os pedidos já atendidos, em preparo ou na espera também é um ótimo suporte para a organização eficiente do seu estabelecimento.

O que é pagamento de comanda?

O pagamento de comanda é a transação realizada de acordo com os itens listados e numerados no bloco de notas do estabelecimento. Geralmente, é feito no caixa ou na mesa de consumo. Nesse caso, a decisão do melhor local vai de acordo com a estratégia de cada local. Se o cliente disser que perdeu a comanda, não se desespere e não considere cobrar uma multa dele, pois de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, essa prática é ilegal e abusiva. O cliente pode denunciá-lo e prejudicar a situação do estabelecimento. Isso porque a responsabilidade do controle do consumo é do próprio estabelecimento, e não do cliente. Para evitar esses incidentes, implemente um sistema eficiente de organização e monitoramento dos consumos. Quando ocorrer a perda, há duas soluções: manter consigo uma cópia da comanda do cliente, seja no papel ou apenas dos alimentos consumidos em outro registro, e, se não tiver, você deve acreditar no valor informado pelo consumidor e receber o pagamento conforme o que foi gasto.

Comandas de qualidade estão na FuturaIM!

Encomende suas comandas personalizadas com a sua marca na FuturaIM e tenha mais controle dos pedidos do seu restaurante! No final do atendimento, você pode entregar um cartão de visita do seu restaurante e aumentar as chances de retorno do cliente enquanto divulga a sua marca com uma arte própria e atraente! Aqui na FuturaIM você encontra diversos impressos personalizados que podem ser usados para divulgar o nome da sua marca de diferentes formas! Explore o nosso catálogo e aproveite!