Arquivo feito no Canva? A FuturaIM te ajuda a revisar sua arte!

Arquivo feito no Canva? A FuturaIM te ajuda a revisar sua arte!

Conheça as vantagens de utilizar o aplicativo Canva! 

O aplicativo Canva conta com mais de 20 milhões de usuários em 190 países, e se você chegou até aqui, significa que possivelmente já conhece a plataforma ou quer aprender como utilizá-la. Pensando nisso, a Gráfica Online FuturaIM preparou algumas dicas que vão te ajudar na hora de revisar sua arte. 

A plataforma conta com templates pré-definidos, e mesmo assim é possível personalizar sua arte como desejar, ou até optar por criar um design do zero. O aplicativo auxilia diversos profissionais de marketing, designers e até empreendedores que precisam otimizar seu orçamento.

O Canva possui diversos planos, a versão gratuita é bastante utilizada seja você um profissional da área ou um empreendedor, certamente você pode utilizar a ferramenta e criar a arte do seu cartão de visita, Folheto , adesivoe qualquer tipo de impresso personalizado e ainda mandar imprimir seu pedido aqui na FuturaIM.

Agora que você já conhece um pouco mais do aplicativo Canva, não tem mais desculpas para fazer seu impresso, né? Sabemos que nem sempre é possível utilizar softwares com grandes recursos, como CorelDraw ou Photoshop, por isso o Canva é uma boa alternativa. Mas, calma! Não basta só criar a arte; para que seu arquivo esteja dentro do padrão gráfico de impressão preparamos algumas dicas que vão te ajudar a revisar sua arte. 


Confira agora 4 dicas para revisar sua arte feita no Canva! 


1- Converter sua arte de RGB para CMYK


  • Você sabia que as cores que está vendo em seu computador estão em RBG? O sistema RGB são as cores digitais formadas pelas cores: vermelho, verde e azul. Ao criar a arte no Canva, seu layout estará na versão em RGB, e aqui na FuturaIM, você deve enviar a arte em CMYK, essas são as iniciais das cores: ciano, magenta, amarelo e preto. Esse padrão é conhecido como cores subtrativas, pois a tinta é adicionada em um papel e, em seguida, a cor subtrai o brilho da superfície.

Mas, por que enviar a arte em CMYK? As cores digitais podem sofrer variação na hora da impressão, então para garantir que a cor do seu impresso se aproxime ao máximo da cor digital, é preciso converter a arte em CMYK.


Confira agora como fazer essa conversão no Canva!


Após finalizar sua arte, selecione a opção "Compartilhar", em seguida escolha a opção “Baixar”.


Após isso, escolha a opção “Formato” e selecione o “PDF para impressão”. 


O último passo é alterar o padrão de cor de RGB para CMYK.


Essa automação só está disponível no plano do Canva pro, se você utiliza a versão gratuita conte com a FuturaIM para realizar a Checagem IMbatível, assim seu arquivo será analisado e convertido ao padrão de cor CMYK.Quer saber mais sobre a Checagem IMbatível? Clique aqui!


2- Siga o Gabarito

  • Gabarito? O que é? Você já deve ter visto em nosso site a opção para fazer download do gabarito, mas você sabe como utilizá-lo? A FuturaIM te explica!   

                                                                                       

       

Os gabaritos são arquivos que contêm margens que delimitam o espaço para a criação da sua arte, o gabarito é muito importante para minimizar erros, como: cortes de informações e margens brancas em seu impresso.

Em nosso site contamos com gabaritos em 3 versões: Illustrator, CorelDraw e Adobe PDF, ao criar sua arte no Canva, você deve optar por baixar o gabarito em PDF, dessa forma o gabarito será salvo em seus arquivos e você poderá abrir diretamente no aplicativo Canva, assim fica fácil seguir o padrão de impressão e receber um impresso de forma IMpressionante!


Entenda as linhas do Gabarito!


Linha Verde: Área de segurança

Todas as informações/símbolos que devem ser impressos sem nenhum corte devem ficar dentro da linha verde. 

Linha Vermelha: Área de corte 

A margem vermelha representa a área do refile (corte do seu impresso), por isso, qualquer informação que estiver nessa margem está sujeita a cortes. 

Linha Azul: Área de sangria

A sangria nada mais é que uma extensão de segurança ao redor da sua arte. Ela é retirada na etapa do refile, inclusive, essa margem existe para ampliar o fundo da arte, evitando assim bordas brancas no seu impresso. 


  • Com toda certeza, o gabarito irá te auxiliar com o desenvolvimento da sua arte, só não esqueça de remover suas margens antes de enviar o arquivo para a impressão, assim você evita que o material corra o risco de ser impresso com as linhas do gabarito sobre a arte.

Nós da FuturaIM preparamos um tutorial de como utilizar o gabarito na prática, assista ao episódio 01 de Graficamente #01 I Entendendo o Gabarito.


3- Converta os Textos em Curvas

  • Ao desenvolver sua arte é preciso escolher a fonte que mais se adequa à sua peça. Algumas marcas já têm seu logotipo associado a uma fonte específica, isso faz parte da identidade visual da marca. E se você ainda não tem esse registro, escolha com atenção, aposte em uma fonte que irá falar por si só sobre seu negócio.

Após escolher a fonte que irá utilizar e salvar sua peça, é a hora de enviar o arquivo para a gráfica. Pode acontecer de não possuirmos a fonte que você escolheu, por isso se o arquivo enviado não estiver com os textos em curvas, a impressão pode ser feita com uma fonte que não era a esperada ou acabar sendo impresso com os caracteres ilegíveis.

Então, agora que você já sabe a importância de converter os textos em curvas, saiba agora como fazer essa conversão no Canva. 

A versão mais utilizada é salvar o arquivo na opção “PDF para impressão”. Dessa forma, o Canva garante que os textos sigam em curvas na hora do fechamento do arquivo. 


** Para converter os textos em curvas é indicado selecionar a opção “achatar PDF” **


4- Verifique a Resolução do seu arquivo

  • 300 DPI's… Já ouviu esse termo e ficou com dúvidas? Estamos falando da resolução do arquivo. Este é um fator decisivo para o resultado final do seu impresso. Atentar-se à qualidade em que a arte será impressa faz toda diferença. Mas, você sabe como verificar a resolução da sua arte através do Canva? Se ainda não, a FuturaIM te explica. 

Após criar seu arquivo, escolha a opção: “Redimensionar” 

                            

O mais indicado é salvar o arquivo na quantidade máxima de pixel que o Canva permite. Nesse caso, seria 5000x5000, podendo variar de acordo com o tamanho da sua arte.

    

Por último, pressione “Copiar e redimencionar."



Prontinho, a qualidade do seu impresso está garantida, essa função é disponibilizada no Canva pro, aproveite! 


Antes de enviar seu arquivo feito no Canva para impressão, não se esqueça de seguir essas dicas.

Então, agora que você já sabe como fazer a revisão, acesse nosso site e faça já seu pedido!



;