Como fazer um gabarito para impressão?

Como fazer um gabarito para impressão?

Veja como usar corretamente as margens de segurança do gabarito

Você já reparou que sempre orientamos a baixar o gabarito quando vai comprar algum material gráfico personalizado aqui, na FuturaIM? Pois é! Eles existem para dar aquela mãozinha na hora de montar o seu projeto gráfico e assim, o acabamento venha sair perfeito, sem cortar qualquer tipo de informação.

O gabarito é montado na FuturaIM de acordo com o modelo de cada impresso, mas o conceito das margens de segurança é padrão. E, é justamente isso que iremos abordar nesse conteúdo o qual temos certeza que vai auxiliar e muito os designers gráficos. Vamos ver?

 

Mas, afinal, o que é gabarito gráfico para impressão?

Os gabaritos são nada mais que arquivos com “linhas guias” ou “margens”, que delimitam o espaço de desenvolvimento das suas artes. Elas são aplicáveis em qualquer tipo de impressão, com a facilidade de guiar todo o processo de criação. Por isso, são eficazes em minimizar os erros e eliminar a possibilidade de ficar com margens brancas no produto final.

É possível desenvolver seu próprio gabarito com o auxílio de softwares como o Photoshop, o Adobe Illustrator ou CorelDraw e até baixá-lo em PDF. Neles, você trabalhará com a criação de páginas, sendo indicado a configuração da página mestre, que replica suas informações para as demais; e linhas de borda, todas coloridas e tracejadas.

Para a criação de tais linhas, deve-se considerar as medidas do produto, encontradas na descrição do mesmo no catálogo online. Essas informações serão fundamentais para determinar o tamanho das 3 linhas que compõem um gabarito: a margem de segurança, a linha de corte e a sangria (ou bleed). Continue a leitura e descubra agora como usar o gabarito corretamente para impressão!  

 

Linha verde – Área de segurança

Sabe aquelas informações importantes que devem ser impressas, sem deixar cortar nenhum dado na hora de fazer o acabamento final? Esses elementos não podem ultrapassar essa margem verde. Os dados que costumam ser impressos são: nome, telefone, logo, redes sociais, slogan e endereço comercial. Veja o exemplo abaixo para ficar ainda mais claro para você:

 

Perceba que o cartão de visita da Paula tem o nome, função, endereço, telefone e site dentro da área verde, pois são dados importantíssimos para manter contato com os clientes e fechar novos contratos no futuro.    

 

Linha vermelha – Área de corte

A margem sinalizada na cor vermelha representa a medida final que o seu impresso terá após o corte. Isso significa que, essa margem também deve ter o tamanho do produto final. São pequenos detalhes que ultrapassam a linha vermelha, informações essas que não vão prejudicar o resultado final da impressão, veja:

 

Linha azul – Área de sangria

Por sua vez, sinalizada pela cor azul, a área de sangria deve envolver todo o perímetro trabalhado com um espaço de 5mm entre ela e a linha de corte. Será responsável por determinar o tamanho ideal da imagem/plano de fundo, a fim de evitar margens brancas no momento da impressão. Veja abaixo um modelo de gabarito:


Essa área contém informações que fazem parte do arquivo, mas não farão diferença em sua exclusão após o corte. 

Pode reparar no exemplo abaixo a área de sangria já refilada. Note que o fundo foi separado sem comprometer informações importantes do arquivo.

Agora, repare o resultado final, que incrível que ficou! 

Dá até vontade de mandar imprimir um cartão de visita também, né?  

Ah, uma dica muito importante é: evite elaborar uma design que tenha bordas no layout, pois pode ter leves alterações no momento do corte. E, claro, depois da arte pronta, remova as margens do gabarito, faça o fechamento de arquivo da maneira correta e salve em PDFx1a. 

Sem deixar nenhum milímetro de fora e seguindo tais guias, você conseguirá desenvolver um material perfeito e garantirá a satisfação dos seus clientes. 

Gostou do nosso artigo? Aproveite para conferir o tutorial completo sobre fechamento de arquivo na Central de Ajuda e compartilhe nas redes sociais!


;