Descubra o que é laminação gráfica e os principais tipos de laminações!

Descubra o que é laminação gráfica e os principais tipos de laminações!

Veja quais as laminações que são mais aplicadas nos impressos.

BOPP ou Laminação?

Para dar início a esse conteúdo, vamos revelar uma curiosidade bem legal. Você sabia que BOPP é uma sigla da palavra em inglês “bi-axially oriented polypropylene”, que em português significa película de polipropileno biorientada? É a partir daí que surge a famosa sigla BOPP no ramo gráfico. Algumas regiões do país conhecem esse acabamento como BOPP e outras falam laminação. Mas, os dois termos se trata da mesma coisa.

 

O que é laminação gráfica?

A laminação é um acabamento bastante conhecido feito em materiais gráficos. Esse acabamento consiste justamente em aplicar essa película de polipropileno biorientada (BOPP), em camada fina e transparente diretamente no impresso. Assim, o material ganha mais resistência, durabilidade e um aspecto distinto e sofisticado.

Essa aplicação difere da plastificação, pois quando o impresso é plastificado, geralmente é deixado uma sobra de plástico para que faça uma dobra em seus retoques finais, ao contrário da laminação que é feita diretamente no papel, sem ter que deixar bordas.

Para aplicar a laminação, costuma ser usado o papel couché, duplex, triplex e outros tipos de papéis.

 

Tipos de laminações gráficas:

  • Laminação fosca

Se você deseja imprimir materiais gráficos com acabamento discreto, resistente, que não amasse e não deixe manchas de dedo, a laminação fosca é a ideal. O efeito matte que essa laminação proporciona, enriquece o material. Inclusive, a grande dica é não usar elementos gráficos muito pequenos ou com muitos detalhes, já que o estilo fosco proporciona efeitos mais amenos que os demais tipos de laminação.


  • Laminação brilho

Ao contrário da laminação fosca, a laminação brilho dá mais evidência ao impresso, pois o efeito brilhoso proporciona destaque e nitidez em todos os detalhes. É também chamada de verniz UV ou verniz total brilho, que é o termo adotado aqui na gráfica online FuturaIM.   


  • Laminação Soft Touch

Quer sentir um “toque macio” e aveludado? Então, escolha a Laminação Soft Touch! Ele dá aspecto fosco ao impresso e, para completar a elegância, muitas vezes se une o Soft Touch com detalhes em Hot Stamping dourado ou prata, que dá uma aparência laminada nos impressos.


Mas, afinal, o que é Hot Stamping?

Hot Stamping é uma palavra em inglês cuja tradução significa “estampamento quente”. Para obter esse acabamento, colocamos o impresso embaixo de uma chapa aquecida; uma fita é inserida entre eles e a chapa aperta para baixo. Depois a fita se desprende e estampa a área desejada.

A FuturaIM utiliza dois tipos de Hot Stamping: o dourado e o prata. E a aplicação é feita apenas na frente, pois se fizéssemos nos dois lados, iria mexer na estrutura da Laminação Soft Touch. Portanto, para ter um resultado perfeito, fazemos a aplicação do Hot Stamping apenas na frente do impresso.


  • Laminação holográfica

Agora, caso queira ousar na sua escolha e obter uma aplicação moderna, alegre e bem despojada, que tal os efeitos especiais de uma laminação transparente em forma de hologramas? Essa ilusão ótica com imagens tridimensionais é incrível para deixar seus impressos personalizados com aspectos marcantes e atraentes.

 

Qual a diferença entre laminação a quente e laminação a frio?

Na laminação a quente se usa uma "termo laminadora aquecida" que gruda a camada de plástico no papel após derretê-lo. E na laminação a frio é usada uma camada adesiva sem a necessidade do aquecimento de uma plastificadora em sua aplicação.

 

Para que serve a laminação?

Quando você opta por fazer suas impressões com algum tipo de laminação, é sinal que está disposto(a) a investir em um acabamento mais sofisticado e distinto de qualquer impresso comum, até para expressar o nível de qualidade que você deseja oferecer com seus produtos ou serviços, pois quando o material gráfico é feito com acabamento refinado, dificilmente é descartado pelos clientes, e a tendência é que eles venham valorizar ainda mais o seu trabalho. Além disso, a laminação evita rasuras em seus impressos, já que é uma película protetora que deixa uma espessura mais densa no material e não amassa com facilidade.

  

Dicas de materiais gráficos para cada tipo de laminação feito na FuturaIM

A gráfica online FuturaIM ama IMpressionar os clientes. Fazemos mais de 3 mil itens com variações de laminações. E para dar alguns exemplos, vamos começar pela laminação fosca:

 

Laminação fosca frente

 


Laminação fosca frente e verso

 

Laminação fosca e verniz localizado frente

 

Laminação fosca e verniz localizado frente e verso

 

A aplicação de Verniz UV da FuturaIM é chamada de verniz total brilho frente e verniz total brilho frente e verso, que é feita em mais de 2.500 itens.

 

Verniz brilho frente

 

Verniz total brilho frente e verso

 

E, para ter um toque aveludado, a FuturaIM aplica o soft touch em cartões de visita no papel couché fosco.

 

Laminação soft touch

 

Costumamos mesclar o efeito da laminação soft touch com hot stamping dourado ou prata em diversos produtos, desde convites, postais, cartões, tags e pastas, até cartelas de brincos, folders, marcadores de página e caixinhas de bijuterias.  

 

Laminação soft touch com hot stamping dourado

 

 

Laminação soft touch com hot stamping prata

 

 E, por último, o moderníssimo holográfico que traz uma presença marcante, chamativa e descontraída.


Laminação holográfica

 

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso site, veja mais impressos com laminações e faça já o seu pedido! 


;