Modelos e características do adesivo em vinil personalizado

Modelos e características do adesivo em vinil personalizado

Adesivos em couché, sulfite ou vinil? Descubra agora qual escolher! 

Você sabia que no universo gráfico existem vários tipos de adesivos para atender as mais diversas necessidades de aplicação? Pois é! Para cada finalidade de uso, existem substratos específicos, tipos de acabamento e formatos que você encontra aqui na gráfica online FuturaIM!

Quando alguém se interessa pelos adesivos personalizados, logo imaginamos que a ideia de imprimir um adesivo é para ser aplicado em lembrancinhas de aniversário, lembranças de casamento, personalizar embalagens de produtos, sinalizar um público dentro de um estabelecimento, fazer uma belíssima decoração para realçar o ambiente ou até criar anúncios para aplicar no vidro traseiro de um carro.


Como existem mil e uma utilidades dos adesivos, temos em nosso site 6 tipos de substratos:

  • Couché brilho 80g

  • Sulfite 80g

  • Adesivo térmico 70g

  • Vinil – que é o tema de nossa pauta.


Então, agora, vem a pergunta que não quer calar: – Afinal, o que o adesivo em vinil difere dos demais adesivos, hein?

A resposta é simples: resistência e durabilidade. 

Enquanto os adesivos produzidos em papel couché ou papel sulfite não podem ter contato com umidade porque tendem a se desmanchar, o adesivo vinil é totalmente o contrário! O adesivo de vinil pode molhar, pois permite o contato em locais úmidos, sem interferir na qualidade do material.  


Aqui você encontra adesivos personalizados em:

  • Vinil branco 120g – que além de super-resistente, tem uma flexibilidade incrível! Este adesivo pode ser produzido na versão fosca ou brilho, mas na FuturaIM você vai encontrar o mais popular e o mais procurado de todos, que é o adesivo em vinil branco brilho 120g para fazer rótulos de embalagens, adesivos para cartão de crédito, além de adesivos de sinalização ou de decoração em medidas personalizadas e acabamentos com meio corte personalizado ou refile (corte reto).  

 

  • Vinil transparente 150g – é muito comum ver este tipo de adesivo em portas de vidro para servir como uma excelente ferramenta de comunicação visual com sua característica peculiar em transparência, até porque, imagina as campanhas promocionais mais importantes do ano, como: Black Friday, Natal e Páscoa, por exemplo, que sempre se usa adesivo em vinil transparente personalizado em vitrines de lojas.

 

  • Vinil perfurado 120g – esse adesivo é perfeito para ser aplicado em vidros traseiros de carro para fazer propaganda de produtos ou serviços. E as vantagens são inúmeras, viu?! Pode ter contato com os raios do sol, permite uma ótima visibilidade já que, produzimos nas medidas: 400x800mm, 150x1100mm e na medida personalizada. O legal desse adesivo é que os micros furos do adesivo em vinil automotivo não interferem na visão do trânsito. Então, é uma sugestão totalmente segura!

O adesivo em vinil personalizado pode ser produzido em medidas padronizadas ou tamanhos personalizados com dimensões de: 3 cm a 1 metro de altura e 3 cm a 1,40 metros de largura.

Como o adesivo vinil da gráfica online FuturaIM é com personalização 4x0 cores, isso significa que a impressão pode ser colorida no padrão CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) e atende perfeitamente desde tiragens menores, até grandes quantidades (de 1 a 2000 unidades).


Dicas para a criação do seu arquivo 

O tamanho mínimo de fonte para adesivo vinil é 9pt, menor que isso poderá causar ilegibilidade.

Veja exemplo:

Layout impresso em adesivo vinil.

 

Layout enviado pelo cliente.

 

Adesivo vinil - Corte Especial 

Para o adesivo em vinil com corte especial que é o mesmo que corte personalizado, trabalhamos com um formato mínimo de 10x10 cm. Agora, para formatos padrões como, redondos ou quadrados, o formato mínimo deve ser de 4x4 cm.

Ao desenvolver a faca do layout, não deixe pontas muito próximas ou com cortes internos, pois, para que na hora que for retirado para aplicação, evite danos e o descolamento da área aplicada. Veja os exemplos:

Exemplo correto.                                     Exemplo incorreto.

 

Adesivo Micro perfurado 

É importante que saiba que se as fontes estiverem menores que 60pt, as informações ficarão ilegíveis, pois os furos do adesivo microperfurado tem o raio de 0,5mm, com distância de 1mm para o outro furo, logo o tamanho de fonte mais adequado e legível para esse tipo de impressão é de no mínimo 60pt.

Veja o exemplo:

  

 

 

Se quiser obter mais dicas sobre o adesivo vinil, é só acessar o nosso tutorial na Central de Ajuda e não se esqueça também de baixar o gabarito!


Onde aplicar o adesivo vinil?

Nós sempre orientamos aplicar os adesivos em uma superfície lisa e totalmente limpa. E, caso queira remover o adesivo aplicado da vitrine de uma loja, para a troca de campanha, o vinil não prejudica a área em que recebeu a aplicação.

Evite áreas porosas ou ásperas, como paredes com texturas e com a tinta descascando. Já quando aplicado em vitrines ou portas de vidro, a aplicação é perfeita e garante o resultado desejado!

 

Como aplicar adesivo em porta de vidro?

Primeiro, separe os materiais necessários para a aplicação, como:

  • Pano limpo

  • Fita métrica

  • Lápis

  • Fita crepe

  • Tesoura ou estilete

  • Espátula

  • E álcool

 

1) Limpe o local de aplicação  

Passe um pano com álcool e atente-se para não deixar qualquer tipo de fiapo ou usar produtos abrasivos, como palha de aço e a parte áspera da esponja.

Borrife água na superfície que o adesivo será colado, além de borrifar água na parte adesiva para facilitar a colagem e a retirada.

Não se esqueça de usar a espátula para te auxiliar em todo o processo, pois é com ela que você vai tirar a água que ficará entre o adesivo e a superfície quando o impresso for posicionado.

 

2) Meça o espaço que o adesivo será colado

É necessário medir a área total, além das dobras e contornos, com o auxílio da fita métrica e um lápis para marcação. Mas, faça isso com calma e suavemente, para que dê pra apagar depois, tá?

 

3) Posicione o adesivo

Veja a posição correta do adesivo vinil e prenda as pontas com fita crepe ou outra fita que permite pequenos ajustes caso seja necessário. Quando acertar a posição, coloque a fita apenas no centro do vinil para que fique fixo na superfície.

 

4) Por fim, aplique o adesivo na vitrine

Para isso, cuidado para não criar bolhas ou outras imperfeições. Então, tire a fita adesiva de um dos lados e deixe ele solto. Depois, retire a película da parte traseira do vinil e corte a parte solta com o uso de uma tesoura. Pegue a espátula e vá colando o adesivo na superfície, do centro para os extremos. É isso que vai evitar as bolhas de ar. Assim que terminar um lado do vinil, repita o procedimento na lateral restante, e pronto!


Viu só? Agora que você conheceu os tipos e as características do adesivo vinil e teve dicas de onde e como aplicar, acesse o site da FuturaIM e escolha o modelo de adesivo personalizado ideal para o seu negócio!

;