Qual a diferença entre Máscara de Verniz Localizado e Hot Stamping?

Qual a diferença entre Máscara de Verniz Localizado e Hot Stamping?

Acabamentos especiais para cartões de visita.

A gráfica online FuturaIM disponibiliza diversos tipos de enobrecimentos para materiais gráficos com o intuito de atender todos os estilos que você possa imaginar. Até porque, o mercado gráfico está em constante evolução, e é claro que, acompanhamos este avanço para oferecer a você os impressos personalizados bem modernos e diversificados.

E hoje, trouxemos um tutorial bem didático e completo, explicando a diferença entre a máscara de verniz localizado e hot stamping, que são os acabamentos bem requisitados em nossa gráfica online. Temos certeza que você vai gostar. Continue a leitura com a gente!

 

O que é verniz localizado?

O verniz localizado, que também é chamado de verniz UV ou verniz ultravioleta, é um acabamento bem sofisticado e um dos favoritos dos nossos clientes, o qual costuma ser aplicado em muitos impressos, mas principalmente em Cartão de visita

Este tipo de acabamento dá um efeito brilhoso apenas nas áreas desejadas e especificadas por uma máscara de verniz localizado em magenta. Normalmente, este toque brilhoso é colocado no logo, no nome da empresa e até em outras áreas, só para criar aquele contraste entre a laminação fosca que dá um efeito matte e o verniz local em pequenos espaços do impresso.  

Agora que você já sabe qual o aspecto que o verniz local proporciona, então descubra agora como organizar as páginas de seu arquivo com impressão frente ou frente e verso com o verniz localizado:

 

 

 

A máscara de verniz precisa estar em vetor e seguindo a cor 100% magenta. Caso não haja este detalhe em seu arquivo, o produto receberá apenas a laminação fosca. Então, atente-se a isso!

Para criar a máscara de verniz localizado, duplique a página de seu arquivo, conforme o exemplo abaixo. Depois, apague as áreas que não terão aplicação de verniz localizado e converta os objetos em 100% magenta.

 

 

Para aplicar o verniz em fotos, você precisa recortá-las, deixando apenas a área que deseja a aplicação do verniz.  

 

   

 

Se não quiser utilizar o vetor ou já possui a imagem recortada em outro formato, como o Photoshop, então siga as instruções abaixo:

a)   Já sem o fundo, converta a imagem em BITMAP com fundo transparente. Menu Bitmaps > Converter em Bitmap. Conforme imagem abaixo.

 

 

  

b) Entre no menu Efeitos > Ajustar > Misturador de Canais, selecione junto à guia "Canal de Saída" as cores:

 


"Ciano" e altere todos os canais para: 0% (C:0 M:0 Y:0 K: 0)

"Magenta" e altere todos os canais para: 100% (C:0 M:100 Y:0 K: 0)

"Amarelo" e altere todos os canais para: 0% (C:0 M:0 Y:0 K: 0)

"Preto" e altere todos os canais para: 0% (C:0 M:0 Y:0 K: 0)

Assim, a imagem ficará 100% magenta.

Deixe simplesmente fluir a sua imaginação, sem deixar a máscara de verniz sair do lugar, pois talento e atenção na hora de montar o arquivo, com certeza garantirá total satisfação de seus clientes.

Também recomendamos que escolha áreas que deem destaque ao seu produto. Se aplicar verniz em textos, a dica é deixar as letras bem visíveis para que garanta uma aplicação correta e permita fazer uma ótima leitura, principalmente em casos de exposição à luz.


Orientações para a criação do projeto com verniz localizado (Verniz UV):

  1. Para aplicar o verniz localizado, é necessário que especifique “em magenta” em quais elementos receberão o verniz.

  2. A máscara de verniz deve conter APENAS os elementos que receberão este acabamento.

  3. O acabamento de verniz local é diferente do verniz total, visto que no primeiro caso, o aspecto brilhoso vai apenas em alguns elementos determinados no gabarito, e no segundo caso, o verniz é aplicado em todo o impresso, sendo totalmente na frente, ou na frente e no verso.

  4. O verniz local normalmente é acompanhado com laminação fosca para dar um alto destaque nas informações selecionadas com verniz.

  5. Laminação fosca (BOPP), é diferente de um papel couché fosco, que não é uma laminação.

  6. Cuidado com os elementos muito pequenos e os espaços entre eles, para que não ocorra erros de aplicação.  

 

E o Hot Stamping?

Este acabamento é perfeito! Só para ter uma ideia de como funciona o Hot Stamping, nós colocamos o impresso embaixo de uma chapa aquecida. Depois, uma fita é inserida entre eles, e a chapa aperta para baixo. Assim, a fita se desprende e estampa a área desejada. É justamente por isso que se chama hot stamping, pois significa “Estampamento Quente”. Legal né?

Então, se o gosto do seu cliente é um dos mais refinados e ele deseja um modelo de cartão muito mais específico e moderno, o cartão de visita com hot stamping é o mais indicado. Ele realmente foi feito para quem procura um impresso distinto, elegante e com um efeito incrível metalizado em apenas alguns detalhes!

Utilizamos um papel no couchê fosco 300g com um revestimento em laminação soft touch que dá um efeito aveludado sensacional. E para completar, tem a aplicação de hot stamping nas cores prata ou dourada na frente do impresso, que fica bem bonito.

 

Agora, chegou a hora de conhecer 6 dicas importantíssimas da IM, para você obter um resultado excelente no seu impresso. Bora ver?

Monte o arquivo da seguinte forma:

  • Página 1: Frente

  • Página 2: Verso

  • Página 3: Corresponde a aplicação do Hot Stamping na frente

  • Página 4: Página em branco 

Importante: O hot stamping é aplicado apenas em um dos lados do cartão. O lado que não houver a máscara do hot stamping, deverá ser enviado em branco (página 3 ou 4).


Mais orientações para a criação do arquivo em Hot Stamping:

  1. Atente-se para não colocar encaixes muito detalhados a fim de evitar deslocamentos ou sobrepor informações;

  2. Para montar a máscara do hot stamping, todos os elementos da máscara devem estar em preto (C0M0Y0K100) com o fundo branco (C0M0Y0K0) e em vetor para não correr o risco de distorcer a imagem;

  3. Os elementos que receberão o acabamento deverão aparecer somente na máscara hot stamping e não na arte gráfica;

  4. Evite aplicar o hot stamping em fontes muito pequenas ou finas, pois o clichê quente pode fazer com que a aplicação vaze. Portanto, sugerimos fontes iguais ou maiores do que 8pt;

  5. Evite criar o logo com detalhes muito finos também, porque se a linha for muito estreita no clichê, acaba impedindo que haja pressão suficiente da fita sobre o impresso, e sem a pressão adequada, a tinta da fita não será colada da forma correta.

Esperamos que tenha gostado e aprendido um pouco mais sobre o verniz local e o hot stamping. 

Aproveite para dar uma olhada nos diversos formatos de cartões de visita com laminação fosca e verniz localizado e nos cartões de visita com laminação soft touch e hot stamping prata ou dourado e não se esqueça de compartilhar esta matéria!  


;