24 de Junho: Dia das Empresas Gráficas

24 de Junho: Dia das Empresas Gráficas

Hoje, a FuturaIM – gráfica online quer fazer menção ao Dia das Empresas Gráficas!

Foi Johannes Gutenberg que criou a prensa móvel, que é a forma muito mais rápida e moderna de reproduzir livros em várias tiragens.

O primeiro livro impresso com essa nova técnica foi o Novo Testamento da bíblia, por volta de 1455, que inclusive, foi traduzido por Martinho Lutero. Esse novo método fez tanto sucesso que, logo se espalhou por toda a Europa e o mundo inteiro.

E, aqui no Brasil, em 1965 Damiro de Oliveira Volpe apresentou a data no 1º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), que passou a ser reconhecida como o Dia da Indústria Gráfica na América Latina em 1988, no decorrer da 36ª Assembleia da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlantigraf).

Agora, imagine como era antigamente! Antes da prensa móvel os livros eram manuscritos. Isso mesmo! Todas as reproduções de livros eram escritas à mão. E, por ser manual, os livros eram extremamente caros, sendo equivalente ao valor das propriedades rurais daquela época. Sendo assim, pouquíssimas pessoas faziam questão de comprar aqueles livros e logo existia um índice muito alto de analfabetismo.

Com a grande invenção de Johannes Gutenberg tudo isso mudou! Os livros além de serem reproduzidos com mais velocidade, eles também passaram a ser mais baratos, facilitando assim, a comercialização. Então, imagine os impactos dessa ideia que acabou revolucionando o universo gráfico.

Nos dias de hoje, diversos tipos de máquinas industriais já foram criados, com tecnologia de ponta para atender pedidos em alta tiragem não só de livros, mas de revistastabloidesfolhetoscartões de visitabannersadesivos e tantos outros impressos.

Nós, da FuturaIM, por exemplo, temos uma máquina superpotente – a Koenig & Bauer, com capacidade de produzir 18 mil folhas por hora e sistema totalmente automatizado, inclusive, na calibragem de cores. Quanta evolução não é mesmo?

E, o que seria dos estabelecimentos sem os impressos personalizados? O que seria da propaganda sem material de divulgação? Em todo lugar, seja em uma loja, na rua ou numa fachada, sempre tem um material gráfico. E, se todos nós chegamos até aqui, é porque teve um precursor de tudo isso.

Essa data é memorável e deve ser homenageada. E, a FuturaIM quer parabenizar todas as empresas gráficas que dão vida aos projetos e colocam no papel as melhores inspirações, com tanto talento, agilidade e profissionalismo.

Gostou da nossa homenagem? Deixe aqui seu comentário e até a próxima!

;