Cerveja artesanal: tudo para criar um rótulo de excelência

Cerveja artesanal: tudo para criar um rótulo de excelência

O rótulo é uma das estratégias de marketing mais importantes para atrair clientes.

Para comemorar ocasiões especiais e se encontrar com os amigos no fim de semana, a cerveja não pode faltar na hora do brinde, certo? Até porque, ela é uma das bebidas alcoólicas mais consumida entre os brasileiros. Feita principalmente com a cevada maltada, a produção da cerveja possui o processo de fermentação de cereais. 

E sempre tem algo que chama a atenção para elas, seja na latinha, garrafa, long neck ou até mesmo no litrão. Já sabe do que estou falando? Isso mesmo, dos rótulos das cervejas. Cada uma possui sua particularidade que atrai os olhares dos clientes e agora com as cervejas artesanais, a criatividade e variedade de rótulos estão tomando conta das prateleiras.

Com o segmento de cervejarias artesanais ficando cada vez mais concorrido aqui no Brasil, um excelente rótulo na embalagem faz toda a diferença na hora do consumidor escolher entre a sua cerveja ou a do outro fornecedor.

Por isso, nós da FuturaIM preparamos um conteúdo especial para você fazer a personalização do seu rótulo de cerveja com muita qualidade e de forma original, para que você consiga conquistar cada vez mais consumidores e ganhar visibilidade.

 

Vantagens do rótulo para cerveja

:

Um rótulo de cerveja pode ser de alta qualidade e com um preço bem acessível, tornando o material com um ótimo custo-benefício para você investir na sua cervejaria artesanal. Então, vamos a lista de benefícios ao utilizá-lo:

  • Ser facilmente reconhecido através do design do rótulo;
  • Baixo custo de produção;
  • Praticidade na aplicação dos rótulos nas garrafas;
  • Traz originalidade para a marca;
  • Durabilidade de impressão;
  • Gera credibilidade e confiança dos consumidores à marca.

Mas para que você consiga alcançar todas essas vantagens que um rótulo de cerveja pode proporcionar, é preciso criar uma boa arte que desperte a curiosidade dos cervejeiros de plantão para experimentar o seu produto.

Portanto, vamos te mostrar agora onde você pode ter inspirações para desenvolver o seu rótulo particular e assim solicitar o pedido para seu designer gráfico.

 

Como ter ideias para o layout do seu rótulo de cerveja:

Há muitos lugares que podem ser considerados pontos fortes para você se inspirar e deixar a criatividade fluir. Uma delas é a análise da concorrência! Nada melhor do que fazer um estudo das empresas que já estão no mercado para verificar o que funciona ou não em relação ao  público-alvo. Verifique os rótulos destas cervejas, confira as tipografias utilizadas, formas e  imagens. Após esse processo, anote tudo o que achou de interessante e que pode ser aplicado no seu rótulo.

Outro passo interessante para ter ideias de layout para sua cerveja artesanal é fazendo pesquisas na internet. Uma rede social que é bastante visitada para conseguir ter insights é o Pinterest. Na plataforma, você consegue ter acesso a diversos trabalhos de layouts, inclusive com identidade visual de rótulos.

Com todas as ideias já formadas, comece a rascunhar o que deseja para o seu rótulo, com exemplo de cores, tipos de fontes, ícones e imagens. Rascunho já definido, é hora de passar o briefing para o designer gráfico desenvolver a arte tão esperada. 

Ah, e alguns pontos precisam ser levados em consideração no momento da criação, por isso seguem dicas de  “Como escolher as características de um rótulo de cerveja”?

Papel: há vários tipos de papéis que podem ser utilizados na produção dos rótulos de cerveja, assim como o papel couché brilho ou fosco, papel adesivo, vinil adesivo e substrato bopp.

Todos eles possuem cola na parte do verso do rótulo, para que assim a aplicação seja facilitada e, consequentemente, otimize a produção dentro da cervejaria artesanal. É importante que os papéis possam entrar em contato com a umidade, já que as cervejas são armazenadas em geladeiras e freezers.

Tamanho: para ter uma leitura agradável e que atraia os consumidores, geralmente as cervejarias possuem o rótulo no tamanho de 100x90mm. É preciso se atentar as medidas do material, já que se ficar muito grande, as informações podem ficar desencontradas, dificultando a identificação da sua marca.

Lembrando que o rótulo também não deve ser muito largo, já que as garrafas possuem formatos arredondados e isso pode esconder dados em um primeiro instante.

Formato: São diversos modelos à sua escolha, seja no formato abas, retangular, quadrado e redondo. Há também aqueles que possuem um design diferenciado. 

Você precisa analisar a identidade visual da sua marca e escolher aquele que mais a caracteriza, para assim atingir o seu objetivo com o público e se tornar uma das favoritas no mercado.

Cores e informações: assim como o formato, as cores precisam “conversar” com a identidade visual da marca de cerveja. Uma dica é que a maioria das empresas deste ramo possui a cor preta nos rótulos. 

Se atente a escolha do tamanho e tipo de fontes que estarão nos rótulos, imagens e ícones. Você pode optar por um estilo mais vintage até ao que há de mais moderno em formas e letras no layout.

Informações: o rótulo precisa seguir algumas exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).  

Os dados que precisam estar no material são: nome, data de fabricação da cerveja, teor alcoólico, volume do conteúdo, CNPJ e razão social do fabricante e ingredientes especiais, caso houver.

 

Com tudo pronto, vamos imprimir! 

Para que os rótulos consigam desempenhar a função de atrair os olhares dos clientes, o recomendado é que a impressão seja feita em gráficas especializadas no produto.

A gráfica online FuturaIM que é referência em impressos de qualidade, com produções de alta tecnologia em todos os processos e, agora, está com essa novidade de impressão de  rótulos para garrafas de cerveja de 600ml. O papel utilizado é o couché brilho 80g, o mais adequado para impressão de rótulos, o tamanho é 100x90mm, nos formatos redondo, retangular, abas e oval, com as tiragens disponíveis a partir de 25 unidades. Confere lá!

Agora você já sabe como ter um rótulo de cerveja com excelência e que gera resultado. 

Até a próxima!

;