Como organizar festa de aniversário?

Como organizar festa de aniversário?

Curtir uma boa festa é tudo de bom!

Dicas para organização de Festa

E, por falar em organização, será que você sabe exatamente o que é preciso para organizar uma festa? Essa pergunta é importante, porque toda festa requer investimento e, é claro que, você não vai investir de qualquer jeito, não é mesmo?

Às vezes estamos tão acostumados a dar festas que não precisam se programar tanto… do nada a família resolve fazer um rateio para o churrasco do fim de semana, o bolo de aniversário inesperado e tantas outras ocasiões que, ao ter que fazer uma festa mais elaborada, nos sentimos meio perdidos. Mas, calma, que isso não é o fim do mundo não!

Hoje, trouxemos um artigo recheado de dicas para você dar aquela festa bem animada e além de tudo, inesquecível! É só continuar a leitura:

 

1ª Dica – Avalie o seu Orçamento

Antes de escolher a estrutura de uma festa, é importante definir até quanto você consegue gastar. Coloque tudo na ponta do lápis para decidir se prefere algo mais simples ou mais sofisticado. E, saiba que dá muito bem para fazer uma festa de aniversário diferente e barata.


2ª Dica – Escolha o Local

É importante saber se a festa será no seu condomínio, no quintal de casa, em um buffet ou salão de festa. Seja qual for a sua escolha, na sequência você deve pensar como será o uso de todo o espaço para:

– A mesa do bolo

– Mesas dos convidados (além de saber quantas mesas irá alugar)

– Pista de dança

– Espaço para as crianças

– Espaço para os presentes

– Cozinha

– Banheiros

– Estacionamento

 

3ª Dica – Defina a Data e a Hora

Não esqueça de escolher a melhor data e horário do evento. Festa de adulto costuma ser à noite e pode se estender um pouco mais, com exceção de buffet ou condomínio fechado. Agora, festa de criança geralmente é de dia ou à tarde e não costuma se estender muito para encerrar antes de anoitecer.

 

4ª Dica – Cardápio

Quando se fecha um pacote completo com buffet, normalmente inclui jantar, sobremesas, ou salgados, docinhos, bebidas, e até brinquedos, em caso de festa infantil. Mas, se não contratar buffet, defina o que será servido e se será feito por você ou por encomenda.

Festa de criança costuma ser servido sucos e refrigerantes e deliciosos salgadinhos, brigadeiros, pipoca, cachorro-quente e muitas outras guloseimas que criança ama! Já, festa de adulto, pode servir churrasco, almoço ou jantar, e outros pratos saborosos. Além disso, caso sirva bebida alcoólica, faça de forma moderada.

E, lembre-se: tudo deve ser feito baseado na quantidade de convidados, para não faltar e também evitar desperdícios.

 

5ª Dica – Bolo

O bolo é o item que não pode faltar em uma festa de aniversário. Até mesmo em chá de bebê, festa de casamento e outros eventos especiais, o bolo sempre se faz presente. E, por ser tão importante, é imprescindível definir bem o tamanho, para que dê a quantidade certa de fatias, de acordo com o número de convidados, além de um sabor todo especial e uma aparência perfeita para sair bem nas fotos.

Em época de calor, por exemplo, escolha coberturas resistentes, que não derretem, como pasta americana, merengue e chantininho, que é uma mistura de chantilly com leite ninho.

 

6ª Dica – Convites

Faça a sua lista de convidados e entregue os convites, seja físico ou digital, com um mês de antecedência. É necessário entregar os convites antes, para que seu convidado consiga se programar e tenha tempo o suficiente para decidir qual traje vai usar, qual presente irá comprar e até mesmo, incluir em sua agenda de compromissos. Pois, se você lançar o convite de última hora, pode ser que o seu convidado tenha outra coisa para fazer no dia e não consiga marcar presença em sua festa.

Então, a dica é fazer um convite personalizado bem bonito e entregar aos seus convidados, no tempo certo, ou até mesmo um Save The Date, que é um pré-convite entregue muito antes, que serve como um aviso sobre o evento.

Não importa se é convite de aniversário ou convite de casamento, é sempre necessário entregar um pouco antes.

 

7ª Dica – Decoração

É muito comum fazer festa temática. Decore a mesa do bolo, faça enfeites delicados e cole pequenos adesivos personalizados. Deixe as lembrancinhas expostas à mesa, todas decoradas de acordo com o tema para combinar com tudo! Se você mesmo montar a decoração, sairá muito mais barato do que comprar as coisas prontas.

 

8º Dica – Equipe

Defina quem vai receber e organizar os presentes, a equipe de cozinha, fotógrafos, decorador, boleira, escolha quem vai ficar nos brinquedos, estacionamento e tudo o que for preciso.

É importante definir toda a equipe, para que sua festa não fique confusa e desorganizada. E, caso não tenha recursos para pagar, chame alguém de confiança para te ajudar.

 

9ª Dica – Suprimentos

Não adianta pensar nos comes e bebes e se esquecer de outras coisas, que geralmente ficam nos bastidores. Coloque em sua lista de compras, os descartáveis, toalhas, produtos de limpeza e outros itens que for necessário. Anote tudo em uma agenda para não esquecer de nada.

 

10ª Dica – Traje

Você pode fazer festa à fantasia e avisar os convidados para ir todos à caráter. Ou, se não for à fantasia, é fundamental que mesmo assim, o aniversariante use roupas e calçados confortáveis para circular pela festa e curtir sem incômodo nenhum. Tudo isso deve ser pensado antes.

 

11ª Dica – Músicas e Atrações

Festa tem que ter música. E, as músicas devem sempre ser selecionadas de acordo com o tipo de festa. Uma festa de aniversário de criança, por exemplo, deve tocar músicas infantis, sem sofrer com as interferências dos adultos.

É interessante fazer algumas brincadeiras, gincanas que envolvam todas as crianças, e, de repente se couber no seu orçamento, alugue piscina de bolinha, pula-pula, escorregador, máquina de algodão doce e outras atrações.

Já, em festa de adulto, você pode mesclar os tipos de músicas, para que todos curtam a festa, incluindo umas bem animadas para dançar. E, nada de ficar repetindo a mesma música, para não ficar enjoativo.

Se for mais fácil para você, contrate um DJ ou deixe alguém responsável pelo som. E, se preferir, contrate uma banda para tocar ao vivo. Os convidados vão amar!

Além de música, você pode montar um vídeo com bastante antecedência para passar no dia, além de outros tipos de surpresas para homenagear o aniversariante.

 

12ª Dica – Lembrancinhas

A escolha das lembrancinhas é sempre baseada no tema e estilo da festa. Você pode comprar um pacote já pronto, para colar adesivos com a assinatura e data do evento, como: chaveiros, a própria foto que tirou no evento ao lado do aniversariante, ímãs de geladeira e muitas outras opções. Ou, você pode fazer lindas lembranças de biscuit, EVA, papel colorido e outros tipos de materiais artesanais.

 

13ª Dica – Bônus


– Comprimente seus convidados e procure ser atencioso o tempo todo

– Atente-se para garantir que o ambiente esteja limpo e organizado

– Caso alguém derrube algo, fique calmo e seja compreensível

– Procure envolver os convidados tímidos com outros mais descontraídos

– Mantenha um bom volume das músicas, pois se estiverem muito alto, acabam atrapalhando o diálogo entre as pessoas

– Ao final da festa, agradeça a presença de todos
_ Dê de lembrança um Brinde Personalizado para o seu convidado. Aproveite as super promoções na Gráfica FuturaIM e deixe sua festa muito mais impressionante.

 

Parecem coisas simples, não é? E de fato são! Tudo vai depender de como você se organiza para eventos assim.

Anote tudo, busque ajuda, chame pessoas experientes, contrate empresas, enfim… faça de tudo para que sua festa seja algo marcante, alegre e inesquecível!

Se você gostou das dicas, deixe aqui seu comentário e compartilhe com seus amigos. Com certeza tem alguém nesse momento precisando de dicas como essas.

Até a próxima!

;