Como trabalhar Home Office durante a pandemia do Coronavírus?
O governador do Estado, João Doria, decretou quarentena do dia 24 de março até 07 de abril.
Essa quarentena levou muitas empresas a adotarem o modelo de trabalho home office, modelo este, já aplicado por muitas empresas antes mesmo de haver um decreto oficial, não só em São Paulo, mas em outros estados, com o intuito de proteger seus colaboradores e evitar que este surto venha piorar o índice de infectados.
Foi pensando nisso que, a FuturaIM trouxe recomendações importantíssimas da Consultora de Competência Cultural e Fundadora da Rispetto Consulting, Viviane Vicente, que deu entrevista ao Portal de Notícias Adnews, para que a sua produtividade venha se manter ou até aumentar, ao instalar o seu novo espaço de trabalho. Continue a sua leitura e siga todas essas dicas:
Para líderes:
– Estabeleça prioridades e atribua papéis claros: Sem a equipe reunida no mesmo espaço físico, torna-se ainda mais importante para todos saber o que é esperado de cada um – quais tarefas realizar e a quem recorrer para obter informações adicionais. Comunicação eficiente e troca de informações constante evitarão esforços duplicados e falhas operacionais;
– Crie uma rotina para a equipe: Reuniões de equipe periódicas, bem como conversas individuais com reportes diretos devem ser realizadas de forma consistente para permitir acompanhar o progresso de todos. Cuide da própria saúde, e manifeste preocupação genuína com a situação pessoal de cada integrante da equipe em vista do vírus (e seja grato por a videoconferência ser facilmente disponível na maior parte do mundo!);
– Responsabilize a equipe: Depois de atribuir uma parcela equitativa de tarefas a cada membro do time, assegure-se de que as metas sejam cumpridas no tempo esperado;
– Confie na equipe: Supõe-se que você trabalha com adultos, profissionais capazes e responsáveis, portanto, vigiá-los a cada minuto do dia não fará com que produzam mais. Práticas como pedir aos funcionários que mantenham a webcam ligada durante todo o horário de trabalho são abusivas;
– Respeite o tempo dos outros: Evite enviar e-mails, mensagens de IM ou WhatsApp fora do horário de trabalho designado a cada um: seus liderados provavelmente se sentirão obrigados a responder, criando estresse injustificado e interrompendo a nova rotina. Para manter a sua própria sanidade e a do time, a menos que seja realmente necessário obter uma resposta naquele momento, agende a comunicação para o próximo dia útil.
Para liderados:
– Assegure-se de ter o que precisa para trabalhar de casa: Ao iniciar uma rotina de trabalho remoto, cheque o equipamento à sua disposição e comunique possíveis necessidades em tempo hábil – não espere até que todo o pessoal de TI seja mandado para casa antes de fazê-lo;
– Mantenha um espaço de trabalho separado: Mesmo que você não tenha um home office propriamente dito, e esteja trabalhando com o laptop em cima da bancada da cozinha, manter-se isolado da rotina da casa, mesmo que seja por alguns intervalos de tempo, é essencial para garantir o foco e o respeito aos colegas. Ao participar de videoconferências, use fones de ouvido e esforce-se para reduzir o ruído de fundo: ninguém quer ouvir seu cachorro latindo ou seu liquidificador preparando uma vitamina;
– Mantenha sua aparência profissional: Não é porque você está em casa que deve ficar de pijama o dia todo! Manter-se asseado e arrumado em frente à câmera transmite a mensagem de que está realmente comprometido com o trabalho. E mesmo quando ninguém está vendo você em vídeo, estar vestido como no escritório te ajudará a entrar no foco;
– Tente criar uma rotina diária: Se outras pessoas estiverem em casa durante o seu horário de trabalho, especialmente crianças, reserve um tempo para cuidar delas, mas bloqueie o tempo necessário para reuniões e tarefas que exigem mais concentração, deixando claro que não deve ser incomodado durante esses períodos;
– Faça jus à confiança de seu líder e colegas: Cumpra as horas e tarefas que lhe foram atribuídas, e não tire proveito do trabalho remoto para assistir todas as séries atrasadas enquanto a equipe está contando com você. Caso adoeça ou precise cuidar de alguém doente, seja claro com a equipe a respeito;
– Cuide-se: Mantenha os horários de refeições regulares, hidrate-se e levante-se várias vezes ao dia: manter hábitos saudáveis e ajudará a voltar à rotina antiga quando chegar a hora.
Para todos:
– Não utilize o e-mail como único meio de comunicação: Interaja com colegas e clientes por outros meios, demonstrando seu comprometimento e o comportamento que as pessoas estão acostumadas de você – atitudes que nem sempre podem ser transmitidas por escrito;
– Mantenha a civilidade: Não use o fato de não estar no mesmo espaço físico para dizer coisas que você não diria cara a cara;
– Não seja indiscreto: Investigar o estado de saúde de cada colega (mesmo eletronicamente) é inapropriado e pode chegar a ser ilícito. Deixe que a empresa e as autoridades de saúde façam o trabalho delas: a legislação determina as regras de notificação de funcionários caso alguém do time tenha sido infectado; mantenha-se atento às informações publicamente disponíveis;
Estes são tempos difíceis para todos nós. Manter o respeito e o bom senso será de fundamental importância para preservar as relações profissionais e mitigar perdas.
Mas, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, mantendo o seu local de trabalho bem higienizado e seguindo todo o protocolo direitinho, vamos superar esse desafio!
Fonte: https://adnews.com.br/adarticles/o-trabalho-remoto-durante-a-pandemia-do-coronavirus/
Ana Costa
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