Como usar espaços negativos a seu favor

Como usar espaços negativos a seu favor

Se você busca novas alternativas para trabalhar com espaços negativos, está no lugar certo.

Os espaços negativos são as áreas da peça gráfica que não possuem elementos ativos, como ícones e textos. Eles podem ser definidos como fundo, com funções ativas (preenchendo ou compondo uma forma) ou passivas (apenas como plano de fundo).

Com essa técnica, você pode agregar valor ao seu material, colaborando com a hierarquia das informações; chamando atenção com movimento; aproveitando o design “clean” para dar  intensidade e ilusão de ótica; trazendo diversas referências em apenas uma única arte. Desta forma, você pode usar desta técnica para trabalhar com os textos e elaborar símbolos.

Mas para que seja aplicado com criatividade e eficiência comunicativa (ou seja, transparecer o conceito da marca ou do produto em questão), é preciso planejá-lo logo no início do processo criativo.

Apesar de ser conhecido como “espaço negativo” ou “espaço em branco”, ele também pode ser usado com cores, além do branco ou preto. Tudo irá depender do seu projeto e preferência do cliente. Então, explore as diversas possibilidades!  

Veja, a seguir, alguns exemplos do uso dessa técnica e inspire-se!

Dog - Designerd


FeedEx - Pixellogo 

Fedex logo hidden arrow

Pasta Cavatappi - Temporal Cerebral 

embalagem-criativa-do-macarrao-good-hair-day-pasta-3

O que achou? Deixe suas dúvidas, opiniões e sugestões aqui nos comentários!


;