Dia Internacional da Mulher: uma homenagem a todas as "IMpoderadas"

Dia Internacional da Mulher: uma homenagem a todas as "IMpoderadas"

Data que reflete desafios e conquistas.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, tem uma origem marcante. Alguns associam a data a uma greve de mulheres que trabalhavam em uma confecção de camisas, chamada Triangle Shirtwaist Company. Essa greve ocorreu em 1908 para reivindicar melhores condições de trabalho, pois as mulheres tinham uma carga horária exaustiva, de aproximadamente 14 horas diárias e recebiam um salário bem inferior ao homem, que chegava em média de 06 a 10 dólares por semana.

Sendo assim, a primeira celebração ocorreu no dia 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, inspirada justamente na greve realizada na Triangle. Porém, a comemoração não durou muito tempo. Em 25 de março de 1911 a fábrica pegou fogo e acabou matando cerca de 126 mulheres. 

Já outros acreditam que, a celebração do Dia Internacional da Mulher é por conta da manifestação ocorrida no dia 08 de março de 1917 de quase 90 mil mulheres russas que eram operárias e que também reivindicavam melhores condições de vida e de trabalho, além do direito ao voto. A manifestação ganhou o nome de “Pão e Paz” pelo o intuito de lutar contra a fome e a guerra que existia na época. 

São histórias muito interessantes, né? E nós temos certeza que você também ficará IMpressionado com os relatos que trouxemos nesta edição. É a vez de revelar o empoderamento das mulheres que estão com a gente! Vamos conhecer quais são os seus maiores desafios e conquistas. Sim, são elas! #IMpoderadas!  

 

Abriremos a nossa conversa, apresentando a vocês, a Fernanda da “Fer Almeida Designer Gráfico e Papelaria”.

“Olá, sou a Fernanda, tenho 26 anos e trabalho há 6 anos com design e papelaria. Ainda não sou mãe, então me dedico ao trabalho, além de conciliar com os afazeres de casa. 

Eu nunca imaginei chegar onde estou. Ser reconhecida no meu ramo e conquistar sonhos e coisas materiais em tão pouco tempo! Ter uma vida financeira estável e fazer o que eu amo fazer!

Na minha opinião, ser uma mulher empoderada é saber quais são seus sonhos e correr atrás deles. Não depender de ninguém para tirar algum projeto do papel. Ela busca o seu lugar na sociedade, sofre, mas mesmo assim, não abaixa a cabeça e sabe que tem o direito de ser quem ela quiser.”

 “A mulher empoderada não busca a perfeição, porque isso não existe! Ela corre atrás dos seus sonhos; busca o seu lugar e sempre quer algo mais. Não depende de ninguém, além dela mesma para crescer. Ela se aceita do jeito que é, sem seguir o padrão da sociedade” (Fer Almeida).

 

Agora, é a vez de conhecer a Crislaine da “Miguelita ART”. Ela mora em São José – Santa Catarina e tem relatos interessantes pra contar!

“Me chamo Crislaine Fernandes, tenho 26 anos e sou designer há 4 anos. Tenho um filho, o Miguel, de 4 anos e meio. Eu lido sozinha com tudo desde que somos apenas ele e eu em casa (há 3 anos). Agora inclusive, está em tempo integral comigo desde março do ano passado, e durante todo esse período de pandemia tenho lidado com a "EUquipe" que montei.

Essa “EUquipe” se divide em:

- Vida pessoal: limpo a casa, cozinho, sou professora e educadora.

Além disso, sou mãe, gamer nas horas vagas, dançarina e contadora de histórias infantis, além de me virar nos 30 com o lado mãe ninja que todo filho ama ter!

- Vida profissional: sou marketeira, vendedora, criadora de conteúdo, social media; faço branding, design e sou revendedora de materiais gráficos. Faço também a parte do pós-venda e nas horas vagas, sou psicóloga dos clientes amigos que a vida me coloca.

Quem disse que vida de mulher empreendedora é fácil, né? Mas quer saber? Não troco por nada!”

“A mulher empoderada trabalha, estuda e abre seus próprios caminhos. Mas, se quiser ser dona de casa, também está tudo certo, a escolha é dela!

Os padrões de beleza não escravizam uma mulher empoderada, pois ela já compreendeu que sua beleza vem de dentro para fora. A beleza é única e ela está ciente disso! Não julga qualquer posicionamento de outra mulher, muito pelo contrário! Ela dá apoio e força para vê-la vencer!” (Crislaine Fernandes).

 

Está gostando de conhecer as histórias delas? Então, continue com a gente, pois quem vai falar agora é a Laís Ramos da “Cores no Papel”.

“Sou a Laís e tenho 25 anos. Aqui na minha empresa trabalham minha irmã e eu. Somos mães e mulheres empoderadas! Ah, detalhe... 95% de nossos clientes também são mulheres, que inclusive, já têm seu próprio negócio, ou estão iniciando.

São mulheres batalhadoras, realizadas e que têm muita força de vontade de fazer acontecer! Eu amo isso, pois me identifico muito com a batalha delas. Isso é ser uma mulher empoderada; é ter uma força que vem de dentro e não se inferiorizar pelo fato de ser mulher.”

 

“Permita-se! Tente, erre... Isso também faz parte da vida. Mas, não podemos desistir! Precisamos nos sentir importantes e fazer com que outras pessoas se sintam assim também” (Laís Ramos).

 

E a Marianna Pontes da MT Comunicação, conta como é a sua rotina e fala qual o seu ponto de vista sobre o empoderamento feminino, veja!

“Meu dia começa às 5h da manhã: acordo e me arrumo pra academia; volto, preparo café, arrumo minha filha, me arrumo, levo ela pra escola e vamos ao trabalho. Sempre que preciso, delego tarefas importantes; e se não der pra fazer, fica para o dia seguinte.

Sabemos que a inteligência da mulher foi subjugada por muitas décadas. Mas, graças às antepassadas que lutaram por igualdade, estamos cada vez mais ocupando cargos de liderança e mostrando que somos capazes. Não é à toa que hoje, o público da minha empresa é 80% feminino.

Para mim, o Dia da Mulher é uma data para reconhecer a importância da mulher na sociedade e lembrar que nunca devemos parar de lutar.”

“Nunca deixe para trás a sua essência! Lute para ser sua melhor versão e ame a mulher que você está se tornando! É nosso dever tornar esse mundo um lugar melhor para todas.” (Marianna Pontes).

 

E aí, gostaram? Esperamos que sim!

Essa é a homenagem da gráfica online FuturaIM a todas as mulheres do Brasil! 

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e parabenize as mulheres que você também conhece!

;