Psicologia das formas: o que é e como aplicá-la?

Psicologia das formas: o que é e como aplicá-la?

Pensar, organizar e estruturar projetos faz parte do processo criativo de um designer.

As formas fazem parte do nosso dia a dia e interagimos com elas de diferentes maneiras, desde os objetos que vemos ou tocamos até as embalagens dos produtos que nos chamam atenção.

Por cumprirem um papel tão importante, ao escolher o formato de um produto e dos seus detalhes, você deve escolhê-los sempre pensando no seu propósito. Em conjunto com as cores, elas influenciam diretamente nos sentimentos dos consumidores, e é esse conjunto que irá despertá-lo a tomar a decisão de compra ou não.

Existem estudos (como a Gestalt) que revelam a relação direta das formas (que são recebidas e interpretadas de diferentes maneiras pelo subconsciente) com a decisão de compra, já que, essas decisões estão ligadas às emoções. As sensações variam e podem ter resultado positivo ou negativo, interferindo na segurança que temos, no caso, sobre o produto e/ou marca.

A união das formas com o design gráfico, é responsável por fazer parte da construção da identidade visual de um produto. E para servir de inspiração, mostraremos a seguir exemplos de aplicação delas em logos conhecidos.

Quadrados e triângulos

Logotipos da Qantas, CAT, e Adidas

Os moldes de cantos retos transmitem a sensação de estabilidade, seriedade, equilíbrio, força, profissionalismo, eficiência, ciência e modernidade. Cores fortes e chamativas contribuem para chamar a atenção do consumidor e transmitir as sensações citadas.

Cursivos ou ondulados


Geralmente, os logos e layouts desenvolvido com base em curvas tendem a trazer sensações de leveza, movimento, prazer, ritmo, alegria e energia. Costumam ser usados por marcas de bebidas, esportivas, jovens, de produtos e/ou serviços femininos e em eventos informais.

Círculos

Logo Pepsi

Os círculos são uma das formas primárias que estão mais presentes no nosso cotidiano. Mas, apesar de muito presentes, são sempre bem recebidas, transmitindo impressões positivas, sendo vistas como atuais pelos consumidores.  Normalmente, despertam sensações de união, harmonia, amizade, amor e ciclos.

Formas com linhas horizontais

Imagem de: TIM muda marca e logo para fortalecer ligação entre cliente e operadora

Trabalhar linhas para construir formas também desperta emoções nos consumidores. Geralmente, são usadas por marcas de tecnologia ou “conceituais”. Estes moldes são capazes de transmitir a ideia de calma, objetividade, fluxo e silêncio.

Além das cores e formatos, as tipografias escolhidas, também contribuem nesse processo de construção de identidade e percepção do consumidor. Então, atente-se a elas também!

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