Saiba como a embalagem pode agregar valor à sua marca!
Quem nunca foi atraído por um produto ao olhar para uma embalagem bem produzida?
As embalagens foram ficando cada vez mais importantes para as empresas, não apenas para guardar alimentos e outros produtos, mas também para ganhar visibilidade e destaque nas prateleiras, conquistando cada vez mais os olhares dos clientes, além de se tornar um dos requisitos decisivos na sua escolha.
Mas para chegar neste nível, esta caixa personalizada teve um processo de evolução muito grande. Segundo relatos dos arqueólogos, as primeiras embalagens foram feitos em 2.200 anos a.C, com couro, fibras vegetais, folhas, frutos e até mesmo restos de animais, com o objetivo de manter o alimento conservado, durante a caça.
E, já aqui no Brasil, as embalagens começaram a ser desenvolvidas em 1808, quando a Corte Portuguesa e a família real chegaram no Rio de Janeiro e teve a abertura de portos no país, além da liberação para o funcionamento de fábricas e manufaturas.
Na época, tinham apenas 4 tipos de embalagens que eram utilizadas pela população, sendo:
Sacos de estopa e de papel: utilizados para acondicionar café já moído ou torrado, açúcar refinado e algodão.
Potes e garrafas de vidro: usados para guardar embutidos, doces, extrato de tomate, bebidas, vinagre e até sardinha.
Latas: nestas embalagens eram colocadas manteigas e óleos.
Barris de madeira: utilizados para armazenar bebidas, assim como vinho.
Embalagem como estratégia de Marketing
Com a Revolução Industrial, a produção em série começou, e houve um aumento na oferta de produtos. E, com a vinda das compras nos supermercados, sem ter a presença obrigatória de um atendente, surgiu a necessidade de chamar a atenção para o produto de outra forma e fazer com que os consumidores se interessassem pela mercadoria, sendo uma espécie de auto-venda.
A partir da identificação desse cenário, as marcas começaram a investir no design dessas embalagens personalizadas e também em identidade visual da empresa, para que as pessoas lembrassem da marca apenas no olhar. Veja abaixo exemplos de empresas que utilizam embalagens personalizadas e foram se adaptando conforme o tempo.
Coca Cola
Toddy
Bombril
Atualmente, o comportamento do consumidor mudou muito e hoje eles esperam que valores também sejam agregados à marca. Então, além do acondicionamento dos produtos e trabalhar a identificação, a embalagem pode ser utilizada para outras estratégias de marketing da empresa, assim como experiência ao cliente, segurança e comunicação com o consumidor.
Experiência: Proporcionar uma boa experiência para o cliente hoje, é um dos desafios que a empresa tem que superar e a embalagem pode te ajudar. Demonstre todo cuidado e carinho com o produto no embrulho. Tente fazer com que o seu cliente perceba o quanto a empresa se dedicou para entregar o melhor para ele, seja em loja física, e-commerce ou delivery.
Segurança: certifique seu cliente de que todo o material é seguro, que protege o produto, tem higiene e qualidade, tornando-a muito eficiente e capaz de atender a necessidade dele.
Comunicação: as embalagens podem ser personalizadas, então você pode utilizar o espaço para colocar dados relevantes sobre a empresa ou algo que queira comunicar, assim como data de validade ou informações nutricionais do alimento.
Dentre as vantagens de usar embalagens estão:
Ser facilmente lembrado pelo consumidor e fidelizar seu cliente;
Uma boa embalagem valoriza o produto;
Os clientes compartilham experiências que teve com a marca e assim engaja outras pessoas a conhecerem seus serviços;
Se destacar em meio à concorrência.
Deu para perceber o quanto a embalagem pode fazer a diferença no seu empreendimento. Portanto, faça a diferença e ganhe evidência no mercado.
Se você gostou deste artigo, compartilhe e deixe seu comentário sobre as experiências que já teve com embalagens.
Até a próxima!
Fontes:
www.scuadra.com.br/blog/embalagens-para-alimentos-quais-os-principais-tipos-e-suas-aplicacoes/
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/por-que-embalagens-fazem-toda-a-diferenca/
Ana Costa
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