teste / acza

teste / acza

teste 

Quando você está preparando um arquivo para impressão gráfica, seguir corretamente os passos para o fechamento do arquivo é crucial para garantir que o resultado final seja de alta qualidade. Pensando nisso, a FuturaIM decidiu fazer um guia para você fazer o fechamento de arquivo nos programas CorelDRAW, Photoshop, Illustrator e Canva corretamente, destacando a importância de usar o formato PDF-X1A.

Formato PDF-X1A

O PDF-X1A é um padrão de formato de arquivo criado especificamente para impressão gráfica, garantindo que todos os elementos necessários (fontes, imagens, cores) estejam incorporados no arquivo. Ele minimiza problemas de compatibilidade e garante que as cores e a qualidade sejam mantidas conforme o esperado.

Gabarito Para Impressão

Mas antes de continuar falando sobre o PDF-X1a vamos falar de outra coisa importante: gabaritos! Você já conhece os gabaritos da FuturaIM? Na hora de desenvolver o arquivo, eles ajudam a manter as dimensões corretas, pois foram desenvolvidos para minimizar o risco de erros na finalização de qualquer arquivo, e para tornar a jornada criativa mais facilitada, é só baixar e seguir as dicas! Eles ficam disponíveis abaixo da imagem do produto no site.

Eles são super fáceis de usar e para saber um pouco mais sobre eles, preparamos uma matéria super especial, é só clicar aqui e você vai saber como usar um gabarito. E não é só isso, no nosso canal do YouTube temos um vídeo completo te ensinando tudo sobre nosso gabarito, é só clicar aqui e dar play.

Como fazer o fechamento de arquivo para impressão gráfica nos programas CorelDRAW, Photoshop, Illustrator e Canva

Fechamento de arquivo é um tema constante, entre as perguntas frequentes que nós mais recebemos, e para tirar as dúvidas de uma vez por todas, viemos responder de forma definitiva a melhor forma de enviar sua arte!

No caso dos programas CorelDRAW, Photoshop e Illustrator, na hora de enviar para a impressão, você pode salvar pelo formato do próprio programa, que neste caso seriam respectivamente PSD e AI, dependendo do impresso poderiam ser usados até mesmo zip, e jpeg, mas vale lembrar que esses dois últimos não é o ideal quando se busca garantia de qualidade de impressão!

O formato perfeito e que se aplica a todos os programas, inclusive o site de criação online Canva, é o PDF-X1A, e por ser um formato indicado para impressão gráfica, vamos explicar direitinho como salvar seu arquivo nesse formato!

Aprenda a salvar um arquivo em PDF-X1A

Como salvar um arquivo em PDF-X1A no CorelDRAW

1 - Configurar o Documento:

Abra o CorelDRAW e configure o documento com as dimensões desejadas.

Vá para Arquivo > Configurar Documento e defina as margens e sangria, apenas faça upload do gabarito da FuturaIM, que já possui as marcações corretas! .

2 - Conversão para CMYK:

Selecione todos os elementos da sua arte.

Vá para Efeitos > Ajuste de Cores > Converter para CMYK.

3 - Exportar como PDF-X1A:

Vá para Arquivo > Publicar em PDF.

Escolha o perfil PDF/X-1a na aba de configurações.

Verifique se a opção de "Incorporar Perfis de Cor" está marcada.

E se ficou alguma dúvida, temos um tutorial perfeito para te explicar!

Como salvar um arquivo em PDF-X1A no Photoshop

1 - Configurar o Documento:

Abra o Photoshop e crie um novo documento com as dimensões corretas.

Certifique-se de que a resolução está em 300 DPI e o modo de cores em CMYK.

2 - Conversão para CMYK:

Vá para Imagem > Modo > CMYK para converter todas as camadas.

3 - Exportar como PDF-X1A:

Vá para Arquivo > Salvar Como e escolha o formato PDF.

Nas configurações de PDF, selecione PDF/X-1a como o padrão.

Como salvar um arquivo em PDF-X1A no Illustrator

1 - Configurar o Documento:

Abra o Illustrator e configure seu documento com as dimensões desejadas.

Vá para Arquivo > Configurar Documento e defina a sangria (geralmente 3mm).

2 - Conversão para CMYK:

Selecione todos os elementos da sua arte.

Vá para Editar > Editar Cores > Converter em CMYK.

3 - Exportar como PDF-X1A:

Vá para Arquivo > Salvar Como e escolha PDF.

Nas configurações de PDF, selecione o padrão PDF/X-1a.

Como salvar um arquivo em PDF-X1A no Canva

1 - Configurar o Documento:

No Canva, selecione o tamanho do seu design.

2 - Conversão para CMYK:

Infelizmente, o Canva não permite a conversão direta para CMYK de maneira gratuita. Uma alternativa gratuita é Para trabalhos fazer a conversão no Photoshop ou Illustrator após exportar do Canva.

3 - Exportar como PDF-X1A:

Vá para Download e escolha PDF para impressão.

Exporte o arquivo e, se necessário, faça a conversão para PDF/X-1a usando Adobe Acrobat.

Seguir esses passos garante que seu arquivo esteja corretamente preparado para impressão gráfica, minimizando erros e garantindo alta qualidade. A conversão para CMYK e o uso do formato PDF-X1A são essenciais para a precisão de cores e a integridade do arquivo.

Está pronto para imprimir suas artes com qualidade profissional? A FuturaIM é a gráfica ideal para tornar suas ideias realidade. Entre em contato conosco e solicite um orçamento agora mesmo! Transforme seus projetos em impressões impecáveis com a FuturaIM!

;